logo

Qual é a temperatura perfeita da água da piscina?

Tudo vai depender do tipo de uso que você fará dela, seja um local de lazer para a família e amigos, só pra dar uns mergulhos ou para fitness e outros esforços... Tudo isso fará diferença.

A temperatura da água de piscinas pode exercer forte influência no nosso corpo. Uma piscina excessivamente aquecida, dependendo do dia, pode provocar um choque térmico prejudicial ao organismo, além dos transtornos de saúde resultantes. Por isso, é muito importante levar em conta que temperaturas mal calculadas podem ser perigosas para algumas pessoas; e além dos eventuais riscos à saúde, pode tornar a piscina propícia a proliferação de micro-organismos. Novamente por outro lado, algumas atividades físicas na água permitem temperaturas relativamente altas. Enfim, tudo depende de quem usa a piscina e para qual finalidade.

Em geral, a temperatura mais comum para a água de uma piscina residencial usada para lazer deve estar entre 26°C e 28°C.

Crianças

A Academia Americana de Pediatria (EUA) recomenda natação para crianças a partir dos 4 anos de idade e a Cruz Vermelha recomenda temperatura da água da piscina a pelo menos 29°C. Isso é suficiente para manter o corpo do pequeno confortável em um novo ambiente, a fim de manter os músculos quentes e soltos e evitar dificuldades respiratórias que possam surgir de uma água muito fria.

No caso do Brasil, temos a norma NBR/10339 da ABNT, cujo texto indica as temperaturas ideais recomendadas pelo órgão.

Spas | 36 A 38ºC
Competição | 25 A 28ºC
Recreação | 27 A 29ºC
Para bebês e hidroterapia | 30 A 34ºC
Para crianças | 29 A 32ºC

Recomenda-se acompanhamento médico para temperaturas acima de 38ºC.

Idosos

Chega um tempo na nossa vida que passamos a estar mais vulneráveis a mudanças drásticas de temperatura. A preocupação com essa faixa etária é real e é muito importante prestar atenção na temperatura da água da piscina, pois isso pode não apenas ser desconfortável para eles, mas também prejudicial à saúde. Considere uma temperatura entre 30°C e 31°C.

Benefícios à saúde

Quando bem ajustada, a temperatura pode ser uma forte aliada para a obtenção de todos os benefícios que a natação ou atividades aquáticas podem oferecer a qualquer pessoa em qualquer idade. Se considerarmos a temperatura média entre 26°C e 28°C, a prática dessa atividade poderá trazer:

  • saúde cardiovascular;
  • alívio de dores lombares;
  • redução da pressão sanguínea;
  • aumento da capacidade pulmonar; e
  • bom humor e vida longa.

Controle de Algas e Bactérias

Estamos constantemente brigando contra micro-organismos nocivos da água da piscina com tratamento à base de cloro ou filtração. Mas se deixarmos a temperatura da piscina ficar muito alta, estaremos praticamente preparando um tapete vermelho para algas e bactérias.

Recomenda-se manter a água da piscina abaixo dos 29°C, mesmo sabendo que somente isto não será suficiente para ficar livre das algas e bactérias, mas dificultará seu florescimento e crescimento. Se você quiser aumentar o calor da piscina para acomodar hóspedes esporadicamente, provoque choques térmicos com mais frequência, a fim de manter as algas, bactérias e outros contaminantes afastados. Ou então tente manter a temperatura constante da água em até 28°C para evitar que estes agentes nocivos floresçam.

Muitas clínicas de fisioterapia praticam 34°C em piscinas; e alguns clientes mais exigentes também gostam desta temperatura. Entretanto, temperaturas mais altas da água exigem o aumento do consumo de cloro para que o processo seja realmente efetivo contra os micro-organismos (nível entre 1 e 3ppm). Neste caso, uma ótima novidade é o uso do gerador automático de cloro EasyClor®, que controla a aplicação e os níveis de cloro na água automaticamente, bastando apenas realizar a aplicação do sal especial na água.

Escolha um aquecedor de piscina eficiente

As bombas de calor da Nautilus, além de econômicas, vão lhe oferecer também mais eficiência, pois são livres do consumo de combustíveis fósseis. O sistema é elétrico e extremamente fácil de instalar, podendo ser conjugado a qualquer outro sistema já existente. Seu funcionamento se dá de forma autossustentável, sem a queima de madeira ou gás, mas apenas por meio da troca de ar que permite o aquecimento da água quando ela passa pela bomba. Saiba mais sobre as bombas de calor da Nautilus.

Bom, depois de ter aprendido sobre a temperatura ideal para o tipo de atividade na água da piscina, é bom lembrar também de usar a cobertura quando a piscina não estiver em uso. De igual modo, também é importante manter o aquecedor em bom estado de conservação e funcionando à temperatura segura, para ajudar a manter a água sempre saudável. A Nautilus tem assistência técnica sempre preparada pra você tirar suas dúvidas.

Fonte: SwimUniversity

Recomendado para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nautilus © Todos os direitos reservados.
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram