Por que é preciso fidelizar o cliente da loja de piscina?

Postado em: 07/02/2017 às 9:44

Por que é preciso fidelizar o cliente da loja de piscina?

Pense por um momento: é melhor um cliente comprar uma única vez na sua loja de piscina, e nunca mais retornar, ou fazer novas compras periodicamente? Se você considera a segunda opção a melhor, então está pensando da mesma forma que grande parte dos gestores. O fato é que um cliente que volta constantemente na loja é muito mais rentável para o negócio do que aquele que precisa ser conquistado pela primeira vez.

Por isso é tão importante fidelizar o cliente, e existe uma série de estratégias para conquistar o público da sua loja de piscina, e é sobre ela que vamos falar. Acompanhe.

Por que é importante fidelizar?

É fidelizando o cliente que uma loja de piscina consegue:

  • Fazer com que ele não migre para empresas concorrentes;
  • Alavancar o seu faturamento;
  • Ganhar posições e se tornar uma referência no mercado de piscinas.

Isso sem contar que fidelizar o cliente é muito mais barato do que os esforços para atrair um novo público. A razão é simples: quando um cliente compra um produto na loja pela primeira vez, ele não precisa ser impactado por muitas campanhas de marketing para retornar e fazer outra aquisição. Afinal, ele já conheceu a loja de piscina e as soluções que ela oferece.

E se o atendimento foi bem feito, a loja ofereceu bons produtos e realizou um bom relacionamento pós-compra, ele, muito provavelmente, retornará mais vezes, sem precisar de uma campanha de marketing para conhecer a sua marca e conquistá-lo. Isso é muito benéfico para a empresa, pois ela não terá que aumentar os seus investimentos com marketing e poderá destinar os novos recursos a outras áreas do negócio.

Ao fidelizar o cliente, ele também:

  • Não tem receio de adquirir produtos mais caros, pois confia na empresa;
  • Faz questão de indicar a loja para seus amigos, familiares e conhecidos;
  • Demonstra o seu contentamento com a marca, fazendo elogios em sites e redes sociais.

O que fazer para fidelizar o cliente?

Escutar o que cada cliente tem a dizer

Todo consumidor gosta de ser ouvido pela empresa na hora de fazer uma reclamação, tirar uma dúvida ou fazer um elogio. Daí a importância para a loja de piscina de ‘dar ouvidos ao público’ e escutar tudo o que ele tem a dizer. Essa estratégia, além de fidelizar o cliente, também ajuda a atender às suas necessidades e eliminar as falhas nos processos.

Prestar um atendimento personalizado

Hoje, toda empresa precisa deixar de lado o atendimento unificado e partir para a personalização. É preciso atender cada pessoa de um jeito único e oferecer produtos de acordo com as suas reais necessidades, de forma que ela se sinta especial e volte mais vezes. Mas, para isso, é necessário coletar informações de cada cliente, seja pessoalmente, seja virtualmente.

Oferecer produtos inovadores e de alta qualidade

Não adianta tentar fidelizar o cliente com produtos ruins, que não geram nenhum benefício para ele. Se a venda for efetuada, vai surgir o sentimento de frustração, e ele nunca mais vai voltar à sua loja de piscina.

Por isso, é preciso oferecer bons produtos, que realmente tragam algum benefício ao público, como a comodidade e a redução de despesas – e um bom exemplo é o gerador de cloro.

Oferecer brindes

Os brindes demonstram a gratidão da loja de piscina pela preferência dos clientes. Dessa forma, as chances de eles retornarem ao estabelecimento crescem consideravelmente.

Mas, atenção: os brindes devem ser de qualidade e estar de acordo com o que a loja de piscina vende.

Essas são algumas ideias para ajudar você a fidelizar o cliente que entra na sua loja, aumentando, assim, os resultados nas vendas.

E então, alguma dessas estratégias já é seguida no seu negócio? Ficou com alguma dúvida sobre como colocá-las em prática? Escreva pra gente pelos comentários e até a próxima. 

Ebook Cuidados com as Piscinas no inverno

Comentários