logo

Piscina em casa é entretenimento seguro para a família durante a quarentena

Órgão regulador no combate a doenças contagiosas confirma que o uso de piscinas e banheiras de hidromassagem não traz riscos de contaminação de COVID-19.

Há que se considerar logo aqui no início da sua leitura que, para não trazer riscos de contaminação tanto na piscina quanto na banheira, a água deve estar devidamente tratada com cloro ou bromo. Sim, a água é um ambiente propício para a vida, e isso também inclui a vida de micro-organismos. Porém, é possível evitar a proliferação desses agentes nocivos por meio do adequado tratamento da água, a fim de que ela esteja pura e saudável para toda a família.

Outros agentes também podem estar presentes na água não tratada e ter sucesso na sua proliferação. É o caso das larvas do mosquito Aedes Aegypti, responsável por transmitir aos humanos os vírus da dengue, zika e chikungunya. Mas com o ideal tratamento da água da piscina estes agentes também são eliminados como qualquer outro micro-organismo nocivo à saúde.

Esta é realmente uma boa notícia para quem tem piscina em casa, já que clubes, balneários públicos e academias estão fechados para evitar aglomeração de pessoas. Estando em casa e podendo usufruir de bons momentos na piscina com quem convivemos e amamos, por que não fazê-lo? É o que transmite oficialmente o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC-EUA) no seu ambiente de perguntas frequentes (o Google conta com a ferramenta "Traduzir para o português").

"Can the COVID-19 virus spread through pools and hot tubs?
There is no evidence that COVID-19 can be spread to humans through the use of pools and hot tubs. Proper operation, maintenance, and disinfection (e.g., with chlorine and bromine) of pools and hot tubs should remove or inactivate the virus that causes COVID-19."
O vírus COVID-19 pode se espalhar por piscinas e banheiras de hidromassagem?
Não há evidências de que o COVID-19 possa ser transmitido aos seres humanos pelo uso de piscinas e banheiras de hidromassagem. A operação, manutenção e desinfecção adequadas (por exemplo, com cloro e bromo) de piscinas e banheiras de hidromassagem devem remover ou inativar o vírus que causa o COVID-19.

Ok, mas apenas saber que é seguro usar piscinas e banheiras quando tratadas não basta. É preciso saber tratar de forma correta, a fim de que a água esteja com seus níveis de cloro balanceados. E a primeira coisa a se fazer é verificar qualquer manual ou informativo relacionado a manutenção que veio junto do seu equipamento. É lá que você terá tudo sobre limpeza, conservação e tratamento.

Além de manter os equipamentos de filtragem sempre em bom estado de conservação e funcionamento, você também deve manter a água clorada, enfim, é isso que mata os micro-organismos. Pensando nisso, você sabia que a Nautilus desenvolveu um gerador automático de cloro que tem a capacidade de transformar quimicamente o sal da água em cloro e dosá-lo periodicamente? Isso mesmo. O gerador de cloro EasyClor® é instalado facilmente no sistema de filtragem da sua piscina e produz o cloro automaticamente por meio de reação química, bastando a você aplicar o sal especial da Nautilus na água e configurar o temporizador de aplicação do EasyClor®.

Finalmente uma boa notícia pra você que já estava sem ideias de passar o tempo nesse período de resguardo. Use com sabedoria sua piscina ou banheira hidro, mantendo sempre limpos e com água clorada. Desta forma, a alegria em família será mantida e o COVID-19 ficará bem longe de nós.

Fonte: CDC-EUA

Recomendado para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nautilus © Todos os direitos reservados.
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram