Como evitar e solucionar vazamentos em piscinas?

Postado em: 19/02/2018 às 11:36

Os vazamentos em piscinas são problemas comuns, que podem dar um pouco de dor de cabeça na hora de lidar com eles. Por isso, é fundamental aprender a evitar, identificar e solucionar essas eventualidades, para que, assim, você possa aproveitar com ainda mais tranquilidade e segurança a sua piscina.

Pensando nisso, no post de hoje vamos falar um pouco mais a respeito desse problema para que você possa encontrar as melhores soluções e até mesmo evitar que ele aconteça, possibilitando que a sua piscina tenha uma vida útil mais prolongada.

Portanto, veja, a seguir, o que você pode fazer para evitar, identificar e solucionar os vazamentos em piscinas. Acompanhe!

Como identificar os vazamentos em piscinas de azulejos

É fundamental aprender a identificar os vazamentos em piscinas de azulejos para, então, encontrar as melhores soluções para eles.

Para perceber se existe alguma alteração na sua piscina, é muito simples. Coloque uma fita adesiva para demarcar o nível da água. Em 24 ou 48 horas, verifique se há alguma mudança significativa nesse nível. Se ele estiver mais baixo, é possível que esteja ocorrendo algum tipo de vazamento na piscina.

É interessante lembrar que é comum uma piscina perder cerca de três milímetros de água por dia, principalmente em dias secos. Se a perda for superior a isso, o vazamento é quase garantido – e ele pode ocasionar uma infiltração.

Como identificar vazamentos em piscinas de vinil

Para identificar esse tipo de vazamento, é preciso analisar com atenção o forro (lateral e fundo) da piscina. Para isso, faça o “teste do balde”, que é uma das práticas mais comuns para encontrar esse problema.

Pegue um balde, encha-o de água e com uma caneta (preferencialmente à prova d’água), assinale o nível da água e faça o mesmo na piscina. Deixe o balde ao lado da piscina em um período de 24 a 48 horas. Quando findar esse período, se você perceber que a água da piscina baixou de nível muito mais do que a o balde, possivelmente sua piscina esteja com vazamento.

Como solucionar os vazamentos em piscinas

De maneira geral, o vazamento pode ocorrer no nível dos canos, filtros, bomba, aquecedor ou na própria piscina, se for uma questão estrutural. Como vimos, para descobrir a origem, é necessário realizar uma inspeção minuciosa para encontrar o ponto de vazamento.

Em alguns casos, o problema pode estar na falta de impermeabilização, fazendo com que o vazamento em piscinas de azulejos ocorra nos pisos ou nas paredes. Isso gera infiltração e pode fazer, com o tempo, com que a sua piscina fique inutilizável.

Uma solução interessante é a aplicação de produtos especiais, diretamente na água da piscina, que são capazes de vedar os pontos de perda da água e solucionar os vazamentos. No entanto, é preciso conhecer os produtos corretos para não errar na hora da aplicação.

Geralmente, eles são compostos por minerais cristalizantes que agem de maneira capilar, se depositando automaticamente nas fissuras que causam o vazamento e fazendo um pequeno bloqueio nos mesmos. Vale ressaltar que esse produto não é tóxico.

Ainda, existem outras opções para resolver os problemas de vazamento em piscinas de azulejo, como, por exemplo, a vedação da caixa de concreto, com produtos para vedação, realização da substituição dos azulejos (para outros novos) ou a troca por um bolsão de vinil ou tanque de fibra.

Já para as piscinas de vinil, é preciso fazer uma busca minuciosa para identificar o furo que causou o vazamento. Para lidar com o problema, é possível buscar o remendo para vinil de piscina, que estão disponíveis nas lojas especializadas. No entanto, é importante ressaltar que essa é uma solução temporária, o ideal é que, em caso de grande vazamento, seja realizada a troca do vinil.

Como evitar os vazamentos em piscinas

É interessante buscar maneiras para evitar os vazamentos em piscinas, fazendo com que elas durem por muito mais tempo. Para isso, é preciso investir em uma boa manutenção regular do espaço.

Além disso, é necessário realizar, também, o processo de impermeabilização da sua piscina, assim, você evita sofrer com problemas de vazamentos. Essa impermeabilização pode ser realizada em toda a piscina, evitando qualquer problema.

Independentemente do tipo da origem dos vazamentos da sua piscina, é fundamental contratar uma empresa especializada, que vai resolver o seu problema de maneira profissional, evitando que outros ocorram no futuro. Ela pode realizar as manutenções necessárias, além de impermeabilizar a sua piscina para que você não tenha problemas com vazamentos ou infiltrações.

Com isso, você e sua família vão aproveitar ainda mais a piscina, sem ter graves problemas com ela, possibilitando que dure por muito mais tempo e garanta a diversão de sua família.

Você ficou com alguma dúvida sobre como solucionar os vazamentos em piscinas? Escreva pra gente pelos comentários ou entre em contato conosco. Até a próxima!

Comentários