logo

Vantagens do tratamento de piscina usando gerador de cloro

O cloro é essencial para a manutenção da limpeza da piscina, já que tem ação desinfetante e oxidante e elimina os micro-organismos da água. Porém, para trazer benefícios, o cloro precisa ser aplicado na medida certa, e seu manuseio exige uma série de cuidados. Uma alternativa para tornar o tratamento da piscina mais prático é o uso de um gerador de cloro.

Você sabe o que é o gerador de cloro, como ele atua e quais são as vantagens de utilizar este equipamento? Neste post, traremos as respostas para essas e outras perguntas para esclarecer de vez as suas dúvidas!

O que é um gerador de cloro?

Um gerador de cloro é um equipamento desenvolvido para produzir cloro de forma automática, a partir do sal especial previamente adicionado à água da piscina em um processo de eletrólise, colaborando para mantê-la limpa, desinfetada e própria para o banho.

Esse aparelho pode ser um investimento muito útil para otimizar o tratamento químico da piscina, pois seu sistema inteligente consegue mensurar a concentração de cloro livre na água, mantendo-a sempre equilibrada.

Além de conferir praticidade aos cuidados com a piscina, o gerador de cloro também é ecologicamente sustentável. Afinal, o cloro é gerado a partir do sal especial, e seu uso não produz resíduos nem causa degradação à natureza. Pelo contrário, o processo é totalmente limpo e seguro.

Investir num gerador de cloro também pode representar uma grande redução de despesas. O investimento inicial logo traz retornos, pois é mais barato comprar o sal especial do que adquirir o cloro já pronto para aplicar na piscina. A economia pode chegar a até 80% em comparação com o cloro seco e, ainda por cima, o gerador de cloro dispensa kits de medição, ajudando a economizar ainda mais nos cuidados com a piscina.

Como funciona um gerador de cloro?

O gerador de cloro tem uma caixa de comando e uma célula eletrolítica, e seu funcionamento é bastante simples. Ele atua basicamente produzindo o cloro a partir de um processo de eletrólise, que nada mais é do que a separação das moléculas de cloreto de sódio.

O primeiro passo, após a instalação, é acrescentar o sal especial à água da piscina, em uma proporção de 4 gramas por litro, aproximadamente. Depois que o sal é totalmente dissolvido, uma corrente elétrica é aplicada na célula de eletrólise do aparelho, com o objetivo de transformar o sal em cloro.

Depois que esse cloro tiver agido para desinfetar a água e eliminar os micro-organismos, o processo eletrolítico é suspenso para evitar uma superdosagem de cloro na piscina e prevenir a formação de cloraminas, substâncias que podem causar coceira e irritação. 

Assim, a concentração na água é constante: tudo o que é preciso fazer é repor parte do sal de tempos em tempos. Inclusive, a tecnologia do gerador de cloro detecta e avisa quando a concentração de sal está baixa, para que você possa providenciar a reposição.

Com um gerador de cloro, fica mais fácil e prático manter o tratamento químico da água em dia, uma vez que o processo de eletrólise é interrompido quando a quantidade de cloro livre atinge os parâmetros recomendados.

Vantagens do tratamento de piscina usando gerador de cloro

Onde instalar o gerador de cloro

O gerador de cloro deve ser instalado na casa de máquinas da piscina, onde atuará em conjunto com a motobomba, dispensando o acionamento manual. O equipamento é ligado diretamente à tubulação por onde a água passa, e todo o processo de eletrólise acontece dentro do equipamento, sem representar risco algum à saúde dos banhistas.

 

6 vantagens de usar o gerador de cloro

Ecologicamente correto

Como o cloro é gerado a partir de um mineral natural, não polui, não deixa resíduo e evita a utilização de químicos. O equipamento traz também benefícios à saúde, pois não irrita os olhos, não resseca a pele e não estraga as roupas de banho. Outro fator positivo é a ausência de odor forte.

Evita manuseio de cloro

Com o gerador de cloro, você não precisa ter contato com o produto final, pois o aparelho faz todo o trabalho. Nada de contato com produtos químicos que agridem sua pele, que podem queimar, causar alergias e trazer risco para sua família. Sem contar que você não precisa ser um expert em manutenção para limpar sua piscina.

Completamente automático

Outra vantagem é que o gerador de cloro funciona automaticamente. Basta instalar o dispositivo na casa de máquinas, adicionar o sal na água e ligar o equipamento: ele produz de forma autônoma a quantidade de cloro necessária para eliminar micro-organismos.

Com o gerador de cloro, não é preciso se aborrecer com a troca de pastilhas ou medir a quantidade de cloro, pois o aparelho controla a concentração do produto na água e detecta quando o sal precisa ser reposto.

Mais econômico

Apesar de o custo inicial ser um pouco mais alto, o retorno é rápido, já que o sal é mais barato do que o cloro em si. Basta repor 10% a 30% do total exigido (equivalente a apenas 3 gramas de sal por litro de água), em média a cada quatro meses.

Além disso, você pode economizar na compra de kits de medição e fitas teste, pois o equipamento já controla os níveis de cloro na água automaticamente.

Seguro e confiável

O cloro deve ser aplicado na medida certa. Uma dose excessiva pode causar irritações na pele e nas mucosas do nariz e da boca. Por outro lado, uma quantidade muito pequena de cloro pode não ser suficiente para a limpeza, facilitando o surgimento de fungos, bactérias, algas e outros microrganismos prejudiciais à saúde.

Como o controle de geração de cloro é automático, diminui o risco de aplicação de dosagens maiores ou menores do que a ideal. Ou seja: não há mais o perigo de errar na dose, somente a garantia de desfrutar de uma água sempre livre de impurezas e pronta para uso!

Compatível com qualquer tipo de piscina

Independentemente de sua piscina ser de vinil, alvenaria ou concreto, você poderá utilizar o gerador de cloro. Afinal, ele é instalado em um compartimento externo, ligado diretamente na tubulação por onde passa a água para ser filtrada.

Com todos esses benefícios, fica fácil realizar um tratamento de piscina adequado e eficaz a partir de um gerador de cloro. É bom lembrar que ele não deixa sua piscina salgada: basta tomar os devidos cuidados, aplicar as quantidades recomendadas e seguir o manual de instruções.

Lembre-se também de fazer sempre a escovação das escadas e aspiração, pois o gerador de cloro pode deixar um pó fino no fundo da piscina. Mas isso é o mínimo diante de todas as facilidades acrescentadas ao dia a dia de um proprietário de piscina.

 

Como escolher o gerador de cloro ideal para sua piscina

Há no mercado diversos modelos e potências de geradores de cloro e, para escolher o ideal, é preciso levar em conta o volume de sua piscina e a produção de cloro por hora que o equipamento oferece.

Se você não souber calcular o volume da piscina, a dica é baixar o aplicativo Nautilus Dimensiona, nosso app exclusivo de dimensionamento de piscinas! Ele pode auxiliar no cálculo e na escolha dos produtos e equipamentos mais indicados.   

Além da capacidade em volume, é importante considerar também a frequência e o tipo de uso da piscina, já que piscinas coletivas costumam exigir geradores de cloro mais potentes para dar conta do recado. Se esse não for o caso, um modelo mais simples já vai ser suficiente.

Conheça o gerador de cloro da Nautilus

O gerador de cloro EasyClor® da Nautilus é a escolha perfeita para manter sua piscina limpa e com a água tratada, gastando até 80% menos e sem a necessidade de desperdiçar seu tempo preparando e aplicando cloro. Com isso, a piscina deixa de ser uma preocupação e se torna apenas uma fonte de diversão inesgotável!

O EasyClor® não gera cheiro forte e, como utiliza uma baixa concentração de sal (equivalente a uma lágrima), também não agride a pele ou os olhos dos banhistas nem resseca seus cabelos. Por isso, seu uso torna o uso da piscina muito mais confortável.

Em nosso portfólio, temos o modelo EasyClor® G-4 15AL, com capacidade de produção de 15 gramas por hora. Seu uso é indicado para o tratamento de piscinas residenciais e coletivas. Já se você precisar de um gerador de cloro mais potente, o EasyClor® G-4 25AL é a escolha perfeita! Sua capacidade de produção é de 25 gramas por hora e ele atende muito bem a demanda de piscinas grandes e/ou de uso coletivo, frequentada por muitos banhistas diariamente.

Seja qual for o modelo escolhido, uma coisa é certa: os geradores de cloro da Nautilus contam com a tecnologia e a qualidade que são nossa marca registrada. Eles são, hoje, o que há de mais moderno no que diz respeito à produção automática de cloro para piscina.

Ficou com vontade de conhecer melhor os geradores de cloro da Nautilus e quer saber mais detalhes? Então visite nosso site e entenda quais são os principais diferenciais do EasyClor®!

Últimos posts

Assine nossa Newsletter

Posts mais lidos

Recomendado para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nautilus © Todos os direitos reservados.
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram