logo

Quais os principais acessórios para piscina?

Piscina em casa é certeza de diversão para toda a família e amigos, mas para isso existem acessórios para piscina essenciais para você ter em casa. Afinal, com tratamento, equipamentos e produtos adequados, é possível usufruir da piscina durante todo o ano, não importando a estação.

O ideal é que o tratamento preventivo seja diário, para garantir uma água límpida e livre de sujeira e de microrganismos prejudiciais à saúde. Neste post, você vai conhecer os acessórios para piscina que não podem faltar em sua rotina!

Qual a importância de ter em casa os acessórios para piscina essenciais?

A limpeza e o tratamento da água são fundamentais para manter a piscina brilhando de tão cristalina, com aspecto saudável e própria para o banho.

E isso está longe de ser uma questão meramente estética, já que piscinas malcuidadas, que não recebem o devido tratamento, representam risco à saúde dos banhistas. Quando a limpeza é ineficaz, cria-se um ambiente fértil para algas, bactérias, fungos e outros micro-organismos nocivos, bem como de insetos, como o mosquito-da-dengue.

A melhor maneira de garantir que a limpeza seja feita regularmente e da forma adequada é ter em casa os acessórios para piscina essenciais. Isso facilita a rotina de cuidados com a piscina! Além disso, é importante priorizar os produtos, acessórios e equipamentos desenvolvidos por marcas confiáveis e certificadas, como a Nautilus.

Quais os principais acessórios para piscina?

A essa altura, você provavelmente já percebeu a importância de manter a piscina limpa e bem tratada, mas talvez não saiba muito bem por onde começar a montar seu kit de cuidados. A seguir, vamos apresentar os acessórios para piscina que são imprescindíveis!

Filtro e bomba

O filtro é um dos acessórios para piscina mais importantes, já que é ele que retém as impurezas da água, mantendo-a limpa e fresca. A Nautilus se destaca no mercado como fabricante de filtros de piscina há mais de 30 anos e oferece uma ampla variedade de modelos de filtro.

Já a bomba da piscina é o acessório responsável por manter a água em circulação e é essencial para o processo de filtração, pois suga a água da piscina em direção ao filtro para que as partículas insolúveis fiquem retidas.

O filtro e a bomba integram o sistema hidráulico e atuam em conjunto, possibilitando que o cloro e outros tratamentos químicos aplicados na água sejam distribuídas de maneira mais uniforme e eficiente. Por isso, são dois acessórios para piscina que não podem faltar de jeito nenhum!

Cloro

Existem diversos tipos de tratamentos através do cloro e deve-se saber a quantidade exata de produto a ser utilizada, de acordo com o tamanho da piscina. Além de aplicar manualmente o cloro na água, é possível utilizar o clorador de pastilhas ou o clorador flutuante, que dissolvem o produto por toda a extensão. Você também pode optar por automatizar esse procedimento, utilizando o Easyclor, um gerador automático de cloro. Isso vai garantir maior tranquilidade, pois o processo é totalmente automatizado, deixando a água livre de sujidade e mantendo-a cristalina. O equipamento produz cloro automaticamente a partir do sal adicionado na água, por meio de um processo conhecido como eletrólise.

Aspirador

Outro acessório fundamental para o tratamento de sua piscina, mantendo-a livre de sujeira e algas é a aspiração. Esse procedimento deve ser, no mínimo, semanal. A poeira e as folhas se acumulam no fundo da piscina e contribuem para que a água fique com aquele aspecto esverdeado. É preciso aspirar todo o fundo da piscina e coletar as folhas que ainda não estão submersas, com o auxílio de uma peneira. A Nautilus lançou um acessório que reduz pela metade esse trabalho. Com o catafolhas acoplado à mangueira do aspirador, as folhas vão sendo aspiradas para dentro desse acessório, o que garante uma piscina livre de folhas, ao mesmo tempo em que você aspira o fundo. Além disso, o catafolhas minimiza a necessidade de limpeza do pré-filtro, pois já recolhe as folhas que ainda não chegaram ao fundo. O aspirador é oferecido em diferentes versões: triangular, asa delta e com rodinhas. Escolha o modelo que melhor se adapta aos contornos de sua piscina.

Escova

Em seu kit de acessórios para piscina, também não pode faltar uma boa escova. Afinal, é a escovação que elimina todos os resíduos acumulados nas paredes e nas bordas da piscina e acaba com as algas e micro-organismos que aderem ao revestimento.

Além disso, uma escovação eficiente facilita a ação do cloro e contribui para um tratamento eficaz da água. Para tanto, escolha a escova correta, de acordo com o modelo de piscina: fibra, vinil ou alvenaria. Existem escovas de aço ou de nylon, curvas ou retas.

Kit de medição

Também é importante investir em um kit de medição para aferir constantemente os parâmetros químicos da água. O kit 4 em 1 da Nautilus é imprescindível para manter os níveis de pH, alcalinidade, cloro e sal da piscina equilibrados.

Isso é importante pois, caso a água da piscina não esteja estabilizada, ela não ficará livre de micro-organismos e da temida água esverdeada. O kit de medição permite analisar rapidamente cada um desses elementos e realizar os ajustes quando necessário.

Cabo telescópico

O cabo telescópico é um dos acessórios para piscina mais versáteis, pois serve como extensor para a escova, o aspirador e a peneira. Assim, é muito mais fácil alcançar cada cantinho da piscina! Você encontra cabos telescópicos de diferentes tamanhos, e a escolha deve ser feita de acordo com o tamanho e a profundidade do tanque.

Ducha

A ducha para piscina nunca deve ser subestimada! Ela não é apenas um acessório importante para refrescar e retirar o excesso de cloro do corpo após nadar, mas também como uma medida preventiva contra a sujeira.

Uma boa ducha antes do mergulho ajuda a retirar resíduos de protetor, bronzeador e cremes corporais, bem como a oleosidade natural da pele. Assim, é uma forma eficaz de manter a água limpa.

Escada

A escada para piscina é um acessório essencial para a segurança dos banhistas, já que facilita o acesso e a saída da água e evita acidentes como quedas e escorregões. Há vários modelos de escadas no mercado, disponíveis em diversos materiais.

Se sua piscina não tiver sido construída já com uma escada embutida no processo, é possível adquirir o acessório separadamente e acoplá-lo à piscina.

Iluminação

Acessórios de iluminação para piscina não só deixam o ambiente mais bonito e viabilizam mergulhos noturnos como também previnem quedas, tropeções, choques entre as pessoas e outros incidentes na piscina.

Esse cuidado com a segurança é especialmente importante em piscinas frequentadas por idosos, crianças e pessoas com mobilidade reduzida. Por isso, luminárias, refletores e lâmpadas para iluminação externa são acessórios para piscina que não podem faltar.

O que deve ser levado em conta antes de comprar os acessórios para piscina?

Cuidado para não errar ao adquirir seus acessórios para piscina! Existem alguns critérios importantes que você precisa considerar na hora da compra e alguns cuidados a serem tomados, como, por exemplo:

Faça um planejamento

Antes de ir às compras, é interessante se planejar. Considere o espaço disponível para armazenar os produtos, acessórios e equipamentos e avalie o que e quanto será necessário comprar. 

Também é importante verificar se será necessário contratar mão de obra especializada para alguma das atividades de limpeza e manutenção.

Conheça sua piscina

Também é crucial conhecer bem a sua piscina e comprar os acessórios adequados para ela. Existem produtos específicos para cada tipo de piscina, e alguns que não são adequados para determinados revestimentos. Por exemplo, piscinas de vinil requerem materiais menos abrasivos e escovas mais macias do que as de alvenaria ou concreto.

Além disso, é importante considerar o volume do tanque, pois a capacidade e a potência de alguns acessórios para piscina devem ser escolhidas de acordo com essa informação. Se você não souber, é só baixar o app Nautilus Dimensiona no seu celular que ele mensura automaticamente!

Pesquise marcas e preços

Não dá para simplesmente comprar qualquer produto de uma marca de procedência duvidosa! É importante fazer uma boa pesquisa entre os itens disponíveis do mercado e levar em conta o custo-benefício dos acessórios para piscina. Lembre-se de sempre priorizar aqueles fabricados por empresas confiáveis e com certificação ISO 9001, como a Nautilus.

Invista em itens de qualidade

Por fim, preze pela qualidade dos acessórios para piscina. Não vale a pena escolher necessariamente os produtos mais baratos, pois eles podem ser ineficientes e não atender às suas necessidades. Muitas vezes, compensa investir um pouquinho mais e ter a garantia de um produto durável, de boa qualidade, que cumpre o que promete.

Encontre os melhores acessórios para piscina na Nautilus

Missão cumprida! Agora você já sabe quais são os acessórios para piscina que não podem faltar em sua rotina de limpeza, tratamento e manutenção. Você encontra tudo de que precisa no site da Nautilus, com a confiança e a qualidade que sua piscina merece! Conheça nossa linha completa de cuidados e monte seu kit!

biblioteca

Últimos posts

guia
Assine nossa Newsletter

Posts mais lidos

orcamento

Recomendado para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nautilus © Todos os direitos reservados.
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram