Por que você deve manter o pH da água da piscina?

Postado em: 19/09/2017 às 9:07

Por que você deve manter o pH da água da piscina?

Uma das melhores opções de lazer para os dias mais quentes é dar um mergulho, mas para garantir que esse momento seja realmente de alegria e relaxamento, é essencial manter o pH da água da piscina.

Certamente você já ouviu alguém falando sobre manter o pH da água da piscina. Esse processo é bastante simples e importante, mas muita gente ainda nem sabe o que significa. O pH é a abreviação de Potencial Hidrogeniônico e influencia praticamente todas as reações químicas que ocorrem diariamente em sua piscina.

Você tem dúvidas sobre a importância de manter o pH da água da piscina? Então, não se preocupe! No post de hoje, falaremos sobre esse assunto e indicaremos os melhores produtos para garantir a qualidade da água. Confira!

O que é pH?

O pH é a medição da quantidade de íons de Hidrogênio, que determina se a água está ácida, neutra ou alcalina. Ele é essencial para equilibrá-la e mantê-la saudável e ajuda a conservar a piscina e todos os seus equipamentos.

Existe uma escala que varia de 0 a 14. Para desfrutar da sua piscina com tranquilidade, sabendo que você está livre de riscos à saúde, é preciso manter o pH da água entre 7,2 e 7,6.

Qual é a importância de manter o pH da água da piscina?

Manter o pH da água da piscina é essencial para garantir a qualidade da água e a durabilidade da sua piscina. Listamos alguns motivos que explicam a importância de ter uma água balanceada.

Segurança

Se a água da sua piscina não estiver equilibrada, o cloro é ativado e evaporado de forma acelerada. Logo, a água não é higienizada corretamente e o produto não consegue cumprir a sua função, deixando de matar bactérias e germes que podem ser nocivos.

Evitar riscos à saúde

Manter o pH da água da piscina é essencial para evitar irritações na pele e nos olhos. O nível deve estar equilibrado para que a água esteja confortável para os banhistas. Quando o pH está baixo, ela se torna muito ácida, e isso pode fazer os olhos e o nariz queimarem, além de deixar a pele bastante seca.

Já nas piscinas de água alcalina (pH elevado), as pessoas também podem sentir esse desconforto e ficar com prurido na pele.

Garantir a durabilidade de equipamentos

Manter o pH da água da piscina também é importante para garantir a durabilidade dela e dos equipamentos.

Uma água desequilibrada pode corroer o forro, as conexões, as escadas e os equipamentos utilizados para a manutenção da piscina. Além disso, ocorrem processos de formação de calcários, que aceleram a sua deterioração.

Como medir o pH da água da piscina

Para medir o índice do pH é preciso utilizar um kit teste ou uma fita teste. Por meio desses instrumentos, você saberá se o pH está correto, acima ou abaixo dos níveis ideais, e poderá utilizar o produto ideal para fazer os ajustes necessários.

Produtos para manter o pH da água da piscina

A correção para manter os índices ideais do pH é feita com a adição de substâncias.

Se o resultado indicar que a água está ácida, ou seja, abaixo de 7,2, é preciso utilizar um elevador de pH, como, por exemplo, o carbonato de sódio. Já as piscinas com índices acima de 7,6, precisam de um redutor de pH, como o ácido muriático.

Para realizar esses ajustes e manter o pH da água da piscina, basta utilizar um kit solução e uma bomba dosadora eletromagnética, e, conforme os resultados encontrados, realizar a dosagem dos produtos necessários.

Para não comprometer os seus momentos de lazer e garantir a sua saúde e a daqueles que você ama, é preciso manter sempre o pH da água da piscina. Com os índices ideais, a durabilidade da sua piscina e o conforto de todos estão garantidos.

E você, já sabia da importância de manter o pH da água da piscina? Gostou das nossas dicas? Deixe um comentário e continue acompanhando nossos conteúdos. Até a próxima!

Segurança na piscina, diversão garantida

Comentários