logo

Por que manter o pH da água da piscina nos parâmetros certos?

Uma das melhores opções de lazer para os dias mais quentes é dar um mergulho, mas para garantir que esse momento seja realmente de alegria e relaxamento, é essencial manter o pH da água da piscina nos parâmetros corretos.

Certamente você já ouviu alguém falando sobre manter o pH da água da piscina. Esse processo é bastante simples e importante, mas muita gente ainda nem sabe o que significa. O pH é a abreviação de Potencial Hidrogeniônico e influencia praticamente todas as reações químicas que ocorrem diariamente em sua piscina.

Você tem dúvidas sobre a importância do pH da água da piscina? Então, não se preocupe! No post de hoje, falaremos sobre esse assunto e indicaremos os melhores produtos para garantir a qualidade da água. Confira!

O que é pH?

O pH é a medição da quantidade de íons de hidrogênio. Esse índice determina o nível de acidez, basicidade ou neutralidade da água. É essencial manter o pH dentro dos parâmetros adequados para que a piscina permaneça saudável e própria para o banho, bem como para conservar a piscina e todos os seus equipamentos.

Nível ideal de pH

Existe uma escala que varia de 0 a 14. Substâncias com pH entre 0 e 7 são consideradas ácidas e, acima disso, básicas ou alcalinas. O 7 é o “meio do caminho” e indica a neutralidade. É o famoso “pH neutro” que a gente vê nos rótulos dos sabonetes de bebês.

Para desfrutar da sua piscina com tranquilidade, sabendo que você está livre de riscos à saúde, é preciso manter o pH da água entre 7,1 e 7,4.

O que afeta o pH da água da piscina?

Diversas causas podem levar ao desequilíbrio do pH, como a concentração de sais e de metais na água, a temperatura e até a chuva. Detalhamos a seguir os principais fatores que afetam o pH da piscina:

Resíduos de produtos corporais

Os próprios banhistas desequilibram o pH da piscina ao mergulhar. Isso acontece devido aos produtos usados no corpo e no cabelo, como protetor solar, cremes hidratantes, perfume, shampoo e outras substâncias. É por isso que recomenda-se tomar aquela ducha antes de cair na água!

Chuva

Talvez você não saiba, mas a água da chuva é ácida. Seu pH é 5,6 e, inferior aos parâmetros adequados para a água da piscina. Por isso, em épocas mais chuvosas, o pH da piscina acaba diminuindo, o que não só causa desconfortos como também torna os tratamentos químicos menos eficazes e pode até corroer equipamentos e acessórios.  

Circulação da água

Uma piscina saudável precisa de um bom sistema de circulação da água. A movimentação constante potencializa a ação do cloro e evita a proliferação de bactérias e algas que, além de deixar a água verde e causarem doenças, desequilibram o pH.

O ideal é filtrar completamente o volume de água da sua piscina diariamente, fazendo isso em no máximo 8 horas, todos os dias. Porém, a frequência ideal pode variar de acordo com a intensidade de uso da piscina, a temperatura da água e eventos climáticos como chuva, vento e raios UV.   

Alta concentração de substâncias químicas

O aumento da concentração de substâncias como o cálcio e o fosfato na água alteram os níveis do pH. Para evitar o problema, é preciso fazer a medição e os devidos ajustes de tempos em tempos.

Vento

A ação do vento também é outro evento climático que influencia no pH. Isso porque ele carrega partículas, folhas, galhos e todo tipo de substância dispersa no ar para dentro da piscina, comprometendo o equilíbrio.

Detritos

Sujeiras e partículas, como insetos, poeira, terra, areia, folhinhas ou gravetos, podem comprometer o pH da água. Por isso, é necessário prestar muita atenção à limpeza da piscina, sempre removendo todos os detritos para manter a água pura e saudável. 

Para te ajudar, listamos os produtos que não podem faltar em seu kit de cuidados com a piscina!

Qual é a importância de manter o pH da água da piscina?

Manter o pH da água da piscina é essencial para garantir a qualidade da água e a durabilidade da sua piscina. Listamos alguns motivos que explicam a importância de ter uma água balanceada.

Segurança

Se a água da sua piscina não estiver equilibrada, o cloro não tem força para fazer o tratamento da piscina de maneira eficaz. Logo, a água não é higienizada corretamente e o produto não consegue cumprir a sua função, deixando de matar bactérias e germes que podem ser nocivos.

Evitar riscos à saúde

Manter o pH da água da piscina é essencial para evitar irritações na pele e nos olhos. O nível deve estar equilibrado para que a água esteja confortável para os banhistas. Quando o pH está baixo, ela se torna muito ácida, e isso pode fazer os olhos e o nariz queimarem, além de deixar a pele bastante seca.

Já nas piscinas de água alcalina (pH elevado), as pessoas também podem sentir esse desconforto e ficar com prurido na pele.

Garantir a durabilidade de equipamentos

Manter o pH da água da piscina também é importante para garantir a durabilidade dela e dos equipamentos.

Uma água desequilibrada pode corroer o forro, as conexões, as escadas e os equipamentos utilizados para a manutenção da piscina. Além disso, ocorrem processos de formação de calcários, que aceleram a sua deterioração.

Como medir o pH da água da piscina

Para medir o índice do pH é preciso utilizar um kit teste ou uma fita teste. Por meio desses instrumentos, você saberá se o pH está correto, acima ou abaixo dos níveis ideais, e poderá utilizar o produto ideal para fazer os ajustes necessários.

Produtos para manter o pH da água da piscina

A correção do pH para manter os índices dentro dos parâmetros recomendados é feita com a adição de substâncias específicas. Após usar o kit ou a fita teste para mensurar o pH da água, você vai avaliar o resultado.

Se o pH estiver ácido, ou seja, abaixo de 7,1, é preciso utilizar um elevador de pH, como, por exemplo, o carbonato de sódio. Já se a água estiver muito alcalina, com pH acima de 7,4, é necessário um redutor de pH, como o ácido muriático.

Para realizar esses ajustes e manter o pH da água da piscina, basta utilizar um kit teste de medição da Nautilus e, dependendo dos resultados encontrados, fazer os devidos ajustes para aumentar ou diminuir o pH.

Mantenha o pH da piscina nos níveis adequados com a ajuda da Nautilus

Para não comprometer os seus momentos de lazer nem a saúde dos banhistas, é preciso manter sempre o pH da água da piscina nos níveis ideais. Esse cuidado aumenta a durabilidade da piscina e dos equipamentos usados nela, e garante o conforto de todos os frequentadores.

No site da Nautilus, você encontra os produtos de que precisa para medir o pH da água e corrigi-lo quando necessário. Além disso, temos uma gama de produtos, acessórios e equipamentos para piscina. Conheça agora a nossa linha completa de cuidados!

Recomendado para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nautilus © Todos os direitos reservados.
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram