logo

Casa de máquinas da piscina: entenda como funciona

Casa de máquinas com produtos Nautilus

A casa de máquinas da piscina é o lugar onde os equipamentos necessários para o seu funcionamento estão instalados. 

Apesar de ser fundamental para que tudo funcione direitinho e a piscina possa ser usada com segurança, muitas pessoas desconhecem o que é e para que serve esse espaço.

Neste post, vamos levar você para um passeio na casa de máquinas. Ao fim da leitura, você vai entender a importância desse espaço, os problemas que mais o acometem e como mantê-lo bem cuidado. 

Acompanhe!

Conhecendo a casa de máquinas da piscina

Uma casa de máquinas de piscina é um espaço dedicado a equipamentos responsáveis pelo funcionamento adequado da piscina. Esta área geralmente abriga bombas, filtros, cloradores, e outros dispositivos necessários para manter a água limpa, segura e em boas condições.

A casa de máquinas é projetada para proteger esses equipamentos da exposição ao clima e os outros elementos externos, garantindo sua durabilidade e eficiência. 

Além disso, a casa de máquinas é o local onde os técnicos podem acessar facilmente os equipamentos para manutenção, reparos e ajustes necessários ao bom funcionamento da piscina

Em geral, a casa de máquinas é construída no subterrâneo, mas também pode ficar no nível do solo. Além disso, o espaço deve ser iluminado e ventilado, e permitir a livre circulação para operar as máquinas ou realizar a manutenção. 

A área da casa de máquinas também precisa contar com um ralo para que a água da chuva escoe e um bom sistema de drenagem, além de receber tratamento especial para não absorver o excesso de umidade.

Os principais equipamentos que compõem a casa de máquinas são:

Filtros

Os filtros são tanques que têm em seu interior um elemento filtrante (normalmente areia ou zeólita) e com válvulas seletoras (que são multivias) instaladas na parte superior do tanque do filtro. Essas válvulas comandam as operações do equipamento.

A Nautilus desenvolveu filtros de alta performance que garantem limpeza total da piscina e atendem às necessidades do consumidor, independentemente do tamanho e tipo de uso da piscina, sempre dimensionados de acordo com a norma específica vigente, a NBR 10.339.

Os filtros Nautilus são produzidos com tanque em polietileno rotomoldado, em uma peça única, sem emendas, à prova de corrosão, com alta resistência a tensões residuais, características essas que permitem ser a única empresa no mercado a oferecer três anos de garantia sobre os tanques.

Motobombas

No processo de filtração, as motobombas são equipamentos com motores elétricos responsáveis pela sucção da água que deverá passar pelo filtro. 

A sucção dessa água é feita através dos ralos de fundo. Água essa que volta para a piscina, após a passagem pelo filtro, através dos dispositivos de retorno.

A Nautilus oferece a linha de motobombas autoescorvantes, produzidas em plástico de engenharia, acopladas a um pré-filtro para retenção de folhas e/ou sólidos maiores, para evitar travamento do rotor da bomba. Esses modelos atendem piscinas residenciais e comerciais com vazão de até 25 mil litros por hora.

Para as piscinas de maior porte, normalmente encontradas nos clubes, academias e hotéis, os modelos mais indicados são as motobombas centrífugas, de 3 CV e 5 CV de potência, produzidas em ferro fundido. 

Todas as motobombas da Nautilus são acopladas a motores elétricos da linha premium da WEG, que têm alto torque de partida e são projetados para as condições da rede elétrica brasileira, reduzindo sensivelmente o risco de travamento e queima do motor.

Dependendo das potências e uso, as motobombas para piscinas da Nautilus possuem motores elétricos 60Hz, monofásicos 127/220 Volts ou trifásicos 220/380 Volts.

Funcionamento da casa de máquinas: passo a passo

A principal função da casa de máquinas é abrigar e proteger o filtro e a motobomba, de modo que eles funcionem plenamente. 

O processo mais importante que ocorre lá é a filtração da água, e é realizado basicamente por dois equipamentos: o filtro e a motobomba.

A motobomba faz a sucção da água da piscina que passa por dentro do filtro, que contém um elemento filtrante – com cargas de areia ou zeólita. Ao passar por essa etapa, os sólidos em suspensão na água da piscina ficam retidos no filtro.

Ao retornar para a piscina através dos dispositivos de retorno a água está limpa e cristalina, além de proporcionar uma melhor eficiência no cuidado da água com produtos químicos.

Entenda como funciona esse processo em detalhes:

Filtrar

Processo de limpeza em que a água da piscina passa pelo elemento filtrante no interior do filtro (areia ou zeólita) e retém as partículas de sujeira em suspensão na água. 

A filtração é um processo que deve obedecer ao tempo indicado para cada tipo de piscina (o tempo varia de acordo com o volume, profundidade, tipo de uso, etc.)

Quando atendido o tempo indicado, a filtração pode ser equivalente a 50% do tratamento da água, que necessita também de tratamento químico para a sanitização completa da água.

Lavar (Retrolavar)

Operação de lavagem do elemento filtrante, necessária sempre que o elemento filtrante estiver saturado, ou seja, com excesso de sujeira em seu interior. Isto é indicado quando a pressão do manômetro entrar no início da zona em amarelo, ou seja, atingir 1 kgf/cm².

O tempo de lavagem será o necessário até que o fluxo da água, visto através do visor de retrolavagem, não apresente mais aspecto turvo.

Pré-filtrar:

Essa operação deve ser feita sempre depois da operação “lavar” e deve ter a duração máxima de 30 segundos. 

Essa operação evita que resíduos que tenham ainda permanecido no interior do filtro retornem à piscina, levando sujeira para a água. 

Nunca acione a operação “filtrar” sem que essa operação “pré-filtrar” seja realizada, caso contrário, a sujeira contida no filtro pode retornar à água da piscina.

Recircular

Essa operação é normalmente indicada para a homogeneização dos produtos químicos na água logo após a aplicação, ou para quando a cascata ou a hidromassagem for acionada, por exemplo. É a função utilizada no processo de cloração, pois ajuda a espalhar melhor a substância pela água.

Drenar

Essa operação é recomendada para o esvaziamento da piscina, quando necessário, como para aspirar algas decantadas ou excesso de resíduos no fundo da água, seja sujeira ou produto químico. 

A drenagem é realizada com o auxílio de um aspirador e, nesse comando, a água é descartada para o esgoto.

Fechar

Essa operação é utilizada quando há a necessidade de efetuar manutenções no conjunto filtro-bomba, normalmente durante a limpeza do pré-filtro ou a substituição do elemento filtrante, após o término de sua vida útil.

Regulamentações e conformidades relacionadas à casa de máquinas da piscina

A principal norma técnica relacionada à casa de máquinas da piscina é a NBR 10339, que estabelece as condições, as dimensões e os locais de instalação para um uso seguro.

Além disso, é importante levar em conta a eficiência energética. Priorize marcas que fabriquem produtos com menor consumo de energia. 

Utilize também equipamentos com a potência adequada para o tamanho do tanque, na voltagem correta. 

A Nautilus tem, em sua linha, filtros e motobombas adequados para quaisquer tamanho de piscina, sejam residenciais ou de uso coletivo.

Problemas mais comuns na casa de máquinas e como resolvê-los

Às vezes, você pode perceber alguns problemas com a casa de máquinas. 

É importante conhecer suas causas e saber como resolvê-los para evitar dor de cabeça no futuro:

Ruído

Um problema bastante comum é o excesso de ruído na motobomba ou outros barulhos anormais. Em geral, isso se deve ao próprio desgaste do equipamento, ao entupimento ou à formação de bolhas no pré-filtro.

Nesses casos, verifique se está tudo em ordem no pré-filtro, realizando uma boa limpeza. 

Se não resolver, verifique se há entradas de ar na mangueira ou se o skimmer está obstruído. Cheque, ainda, se os registros de sucção ou retorno estão devidamente abertos. 

Se nada disso der certo, o ideal é contratar um profissional especializado para resolver.

Vazamento

Ligue o alerta em caso de água no piso da casa de máquinas. Isso aponta para um possível vazamento em algum dos equipamentos, algo que pode ocorrer após vários anos de uso por conta do desgaste natural.

Caso isso aconteça, chame uma empresa especializada para fazer os reparos necessários ou trocar as peças.

Mau funcionamento do filtro

Se você percebe a água suja mesmo após a filtração, é sinal de que o filtro não está funcionando bem. 

Isso pode ocorrer por desgaste dos componentes do filtro, sendo necessário, nesse caso, identificar e substituir a peça desgastada. Pode ser também um indicativo de que o elemento filtrante chegou ao fim de sua vida útil e necessita ser substituído.

Encontre as melhores peças e equipamentos para piscina na Nautilus

Como você pode ver, a casa de máquinas é uma peça essencial para o bom funcionamento da piscina, e é preciso mantê-la protegida, com a manutenção em dia. 

No site da Nautilus, você encontra todas as peças e equipamentos necessários para as operações que acontecem na casa de máquinas, como filtros e motobombas de diferentes modelos e potências. 

Acesse e encontre as opções ideais para sua piscina!

 

Últimos posts

Assine nossa Newsletter

Posts mais lidos

Recomendado para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nautilus © Todos os direitos reservados.
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram