Piscinas coletivas para curtir as férias: fique atento

Postado em: 29/01/2018 às 13:32

As piscinas coletivas são uma ótima alternativa para os dias de verão, principalmente quando a criançada está de férias e cheia de energia para liberar. Elas se tornaram uma opção prática para quem quer se refrescar, sem precisar sair da cidade (afinal, viajar para o litoral é muito bacana, mas nem sempre é possível).

Para aproveitar com segurança esse ambiente compartilhado, é preciso tomar alguns cuidados e precauções. Pensando nisso, confira algumas dicas básicas para você desfrutar de todos os prazeres das piscinas coletivas, sem sofrer com quaisquer inconvenientes. Fique de olho!

Piscinas coletivas: a estrutura do local

Pode ser no clube, espaços públicos ou no condomínio. As opções de piscinas coletivas são inúmeras. Mas antes de você ou seu filho se arriscarem, procure conhecer bem o local. Tomar banho de piscina pode parecer algo bem natural, mas a verdade é que envolve inúmeros cuidados referentes à segurança e higiene.

Conheça a estrutura do local, veja se é adequada ou se existem riscos de acidente. Dentre os principais pontos que podem ser observados estão o material da piscina, o piso de sua volta, a acessibilidade, o tamanho do local em relação ao número de usuários, a qualidade das mesas e cadeiras etc.

Tratamento da água

Procure se informar sobre o tratamento realizado na água e os cuidados com limpeza do ambiente. Nesses locais, já que o número de usuários é grande, o tratamento precisa ser intensificado. O pH deve ser sempre controlado e a adição de cloro passa a ser, no mínimo, diária. Soluções, como o uso combinado de gerador de cloro com o elemento filtrante zeólita e/ou com o ozonizador, ajudam a promover um controle antibactericida de alta eficácia e a manter a água em boas condições de uso.

Certifique-se de que há um forte controle e manutenção da piscina, afinal, você não quer contrair doenças e infecções neste momento tão delicioso de lazer, não é mesmo?

Qualquer sinal de inconformidade, não seja conivente e procure pelo responsável do local. Confiança, aqui, é tudo!

Os serviços oferecidos pelas piscinas coletivas

A estrutura de uma piscina coletiva é muito importante, mas de nada adianta se não houver um bom serviço de controle e organização. Confira se há alguém responsável por passar orientações aos usuários do local e se existe um controle efetivo por parte da manutenção.

Com este controle, qualquer comportamento inadequado será evitado, garantindo a saúde da água e a segurança do espaço. Ainda, quando se fala em água, é recomendado que o local conte com uma assistência médica e salva-vidas (também conhecido como guarda-vidas). Dessa forma, em caso de afogamentos ou outras ocorrências, haverá socorro imediato. Um local assistido promove segurança e bem-estar aos seus usuários.

Os cuidados dos usuários das piscinas coletivas

Não é somente o local das piscinas que precisa estar adequado: você também precisa fazer a sua parte! Respeite as regras estipuladas e tome suas próprias precauções. Se você tiver filhos pequenos, fique sempre de olho e não deixe de colocar boias adequadas à sua idade e de qualidade neles.

Leve suas próprias toalhas para se enxugar e não esqueça de colocar alguma proteção na sua cadeira antes de sentar. Use chinelos que não escorregam, roupas de banho adequadas e, principalmente, evite acrobacias aquáticas. Por fim, respeite o espaço dos demais e promova um ambiente harmonioso. Lembre-se de que o importante é que todos se sintam confortáveis e consigam desfrutar desse espaço de lazer.

Não há coisa melhor nestes dias de calor do que uma piscina com água fresquinha e cristalina. E as piscinas coletivas são a opção mais prática, acessível e com ótimo aproveitamento, principalmente pelas crianças. E agora que você percebeu que é, sim, possível aproveitar (e muito!) esse espaço de lazer com segurança adequada, não há o que hesitar. Desde que você tenha atenção e tome os cuidados mencionados, as suas férias têm tudo para ser uma delícia!

E então, pronto para curtir as férias utilizando piscinas coletivas? Ficou com alguma dúvida? Deixe sua mensagem nos comentários e até a próxima!

Comentários