Paisagismo: 5 dicas de decoração para piscina usando plantas

Postado em: 01/10/2018 às 13:28

Além de ser um espaço de lazer, onde família e amigos vivem momentos inesquecíveis, o lar é também um refúgio da agitação cotidiana, um lugar para relaxar e renovar as energias. Por isso, é comum que a decoração para piscina reproduza a harmonia e tranquilidade da natureza.

Não por acaso, as plantas são sempre uma ótima opção para enfeitar essa área. Afinal, são elas que conferem ao ambiente um ar mais natural, a exemplo das palmeiras, que são bastante utilizadas, especialmente por remeter a locais de clima tropical.

Porém, a escolha deve ser cuidadosa, a fim de se evitar problemas e tornar o espaço mais convidativo e acolhedor. Você conhece as plantas ideais para esse ambiente e as precauções necessárias?

Para te ajudar a aproveitar ao máximo a sua área externa, apresentamos aqui 5 dicas de decoração para piscina usando plantas. Não perca!

#1 Muito cuidado com as árvores frutíferas

As árvores frutíferas são charmosas e geralmente produzem uma boa sombra. No entanto, essas espécies não são as mais adequadas na decoração para piscina. Afinal, os frutos podem cair, sujando tanto o piso quanto a própria água.

Além disso, esse tipo de árvore pode causar acidentes. Imagine, por exemplo, um coqueiro carregado. O risco de um coco cair de lá de cima é alto e melhor que seja evitado. Nesse caso, o ideal é cultivar uma palmeira, que tem estética parecida e oferece mais segurança.

Apesar de ainda não ser o mais apropriado, as árvores com frutos menores e mais leves podem ter uma relação harmoniosa com o espaço da piscina. Para isso, é indicado utilizar uma capa de proteção. Assim, evita-se que os frutos caiam sobre a água, ao menos enquanto a piscina estiver desocupada.

#2 Opte por plantas que não soltem tantas folhas

Arbustos e árvores, incluindo as frutíferas, podem soltar muitas folhas e flores em determinadas épocas do ano. São as chamadas árvores caducifólias. Os ipês, por exemplo, são encantadores, mas também fazem muita sujeira.

Plantas assim não são nada indicadas na decoração para piscina, pois podem dar muito trabalho. O ideal é optar por espécies que não soltem tantas folhas e flores, isto é, com folhagem perene. Entre as opções estão a palmeira-fênix, a jerivá e a strelitzia.

No projeto paisagístico abaixo, é possível notar como as palmeiras são utilizadas para dar a sensação de clima tropical à área da piscina:Piscina com decoração

Agora, se a árvore já estava lá antes da piscina, você não precisa cortá-la. Existem outras soluções, como a utilização de uma capa de proteção ou o Catafolhas Nautilus, que facilita a limpeza, retirando da água o excesso de folhas no processo de aspiração.

#3 Evite árvores de grande porte ao redor da piscina

Evitar as árvores de grande porte é uma das mais importantes dicas de decoração para piscina. Além dos problemas com os frutos e as folhas, há um outro aspecto que não é tão evidente: as raízes. E o pior é que muitos só se dão conta desse problema quando já é tarde demais.

Algumas espécies possuem raízes fortes, profundas e bastante agressivas. Conforme a árvore cresce, elas se espalham pelo solo, podendo prejudicar a estrutura e causar rachaduras nas paredes da piscina.

Entre as árvores que devem ser evitadas por esse motivo estão:

  • Ficus
  • Flamboyant
  • Eucalipto
  • Paineira-rosa
  • Álamo
  • Grevílea
  • Tulipeira

Muitas outras possuem essa mesma característica. Portanto, antes de escolher uma árvore para a área da piscina, procure saber mais sobre a espécie e conte sempre com a orientação de profissionais.

#4 Valorize arbustos e árvores de pequeno porte

Se as árvores de grande porte não são as mais recomendadas, as menores são geralmente uma ótima alternativa. Elas ajudam a compor a paisagem ao redor da piscina, dando cor, sombra e até tornando um ambiente mais fresco.

Confira um projeto que valoriza os arbustos no entorno da piscina:

Piscina com plantas

No entanto, ao escolher uma pequena árvore ou arbusto para este ambiente, certifique-se de que a espécie não produz espinhos. Tão importante quanto isso é verificar se a planta bonita que você escolheu não é venenosa, pois as crianças são atraídas pela beleza dessas folhagens e podem ficar expostas a graves riscos de saúde. Afinal, este deve ser um espaço onde as crianças poderão brincar livremente e os adultos poderão circular sem preocupação.

Veja algumas espécies que são bastante indicadas para a área da piscina, tanto por sua praticidade e segurança quanto por sua beleza:

  • Heliconias
  • Dragoeiro
  • Pata-de-elefante
  • Jasmim-manga
  • Coco-anão
  • Palmeira triangular

#5 Inclua outros elementos na decoração para piscina

O projeto paisagístico de uma decoração para piscina não se resume à inserção de plantas no ambiente. Há uma série de outros elementos que podem ser trabalhados junto às árvores e arbustos.

A iluminação, por exemplo, é fundamental para realçar a beleza das plantas durante a noite. As pedras também podem ser utilizadas para compor o espaço, dando um ar mais natural ao ambiente.

Além disso, a madeira é outro elemento que funciona muito bem ao redor da piscina. Ela pode ser usada em decks e até em móveis, como cadeiras, mesas e espreguiçadeiras. Veja como essa composição ficou neste projeto:

Projeto de piscina com decoração

Unindo tudo isso, é possível tornar a área ao redor da piscina ainda mais agradável e aconchegante – sem contar que o projeto paisagístico agregará mais valor ao ambiente e a todo o imóvel!

Quer saber mais? Então baixe gratuitamente o e-bookPiscina como valorização do imóvel, que preparamos para você!

Comentários