logo

O que não pode faltar em um projeto de piscina

Criar um projeto de piscina e tirá-lo do papel é um grande desafio para o arquiteto ou arquiteta. Para um projeto ser bom, há muitas variáveis a se considerar, como o gosto do cliente, o orçamento disponível, o conforto e o estilo do profissional que vai executá-lo.

Um projeto de piscina envolve muito mais coisas do que apenas a piscina. É preciso levar em conta a decoração, a localização, os aspectos técnicos da piscina, a mão de obra necessária, a iluminação e mesmo a estrutura do imóvel e do terreno, entre vários outros fatores.

Neste post, vamos listar alguns pontos essenciais que não podem faltar em um bom projeto de piscina. Acompanhe!

Quais os profissionais que podem fazer um projeto de piscina?

Existem muitos profissionais envolvidos num projeto de piscina. Eles é que serão responsáveis pela elaboração e pela execução do projeto e, por isso, devem ser escolhidos com cuidado. Procure alguém cujo estilo tenha a ver com seu gosto pessoal. Para isso, vale pedir referências e olhar os projetos já desenvolvidos pelo profissional.

Engenheiros

Os engenheiros atuam na execução do projeto de construção e na gestão de recursos e prazos. São profissionais imprescindíveis para o projeto de piscina, já que acompanham todo o processo, desde a análise do terreno até as questões referentes às instalações elétricas e hidráulicas e à estrutura da piscina.

Arquitetos

Os arquitetos são responsáveis por aliar a estética à funcionalidade do projeto de piscina. Eles se ocupam de questões como o tamanho e a profundidade ideais da piscina, o melhor formato para cada terreno, o projeto de iluminação interna e externa e o valor que a piscina é capaz de agregar ao imóvel. Também ajudam a escolher a decoração e os acessórios utilizados.

Empreiteiros e pedreiros

Embora os empreiteiros e pedreiros não possam assumir o projeto da piscina sozinhos, são fundamentais para a execução correta da obra. Afinal, ajudam o engenheiro responsável na construção de piscinas de alvenaria ou de concreto, na instalação de piscinas de fibra e até no acabamento do projeto, realizando atividades como a aplicação do revestimento.

Designers de interiores

Os designers de interiores também não têm habilitação para conduzir o projeto de piscina sem o aval de engenheiros e arquitetos. No entanto, têm muito a contribuir. Esses profissionais têm um olhar único: são capazes de apontar as melhores formas de aproveitar o espaço disponível e de pensar na parte estética do projeto.

O que considerar em um projeto de piscina perfeito?

Com tantas variáveis envolvidas, na hora de colocar tudo no papel, às vezes o profissional pode deixar de incluir um ou outro elemento no projeto. Esse deslize custa caro e gera retrabalho, atrasando a execução.

Mas, apesar das dificuldades, criar o projeto de piscina ideal é possível. Para isso, você precisa saber quais especificidades importam. Confira as principais abaixo:

Tamanho e profundidade da piscina

Junto com o cliente, defina o tamanho ideal de piscina. Aqui, é essencial considerar o terreno e o espaço disponível.

Lembre-se que o terreno precisa ter espaço o bastante para a etapa de construção (já que a escavação, de início, por conta da fundação, costuma ser maior que o tamanho final da piscina).

Sobre a profundidade, a medida pode ser baseada nas mais comuns, que variam de 1,15m a 1,60m, dependendo do gosto do cliente e de outros fatores, como a presença de crianças.

Formato de piscina que melhor se adapta ao terreno

Esse ponto é essencial pois guia toda a construção e todo projeto de piscina.

Com o formato, você terá como saber qual tipo de estrutura e escavação serão necessários, além de entender o tipo de mão de obra. Uma piscina arredondada, e de fibra, exige menos tempo de construção que uma de alvenaria com perfil retangular, por exemplo.

Esse detalhe deve levar em conta, em primeiro lugar, o orçamento do cliente e sua preferência.

Peculiaridades do terreno

Procure saber se há encanamentos ou obstruções do terreno que possam dificultar a escavação e a construção da fundação.

Além disso, analise a incidência de luz natural e vento no local onde a piscina será construída.

A luz do sol atinge o terreno de forma a tornar o ambiente da piscina ainda mais confortável? Sobre o vento, se o local sofrer muito com rajadas, observe se há telhados ou árvores próximas que possam gerar sujeiras e incômodos no local da piscina.

Decoração da área externa

A decoração é a alma do ambiente da piscina. Portanto, deve ser uma das prioridades.

Procure aliar elementos de paisagismo ao local, utilizando plantas e jardins na decoração da piscina. Um passo além nessa estratégia é adotar um estilo de arquitetura sustentável, que torne o ambiente da piscina mais confortável, bonito e saudável, sem prejudicar o meio ambiente.

Normalmente, a decoração da piscina é composta não apenas por uma área, mas várias que coexistem em sintonia, como uma cozinha gourmet, que pode complementar o ambiente.

Criar a decoração perfeita é um processo criativo que depende de muita inspiração!

Iluminação: natural e artificial

Considere os dois tipos de iluminação quando for criar o projeto. Como mencionamos, a incidência de luz natural é essencial para a área da piscina.

Porém, é necessário pensar também no esquema de iluminação artificial e em como ele irá combinar com o restante do projeto. Há vários tipos de lâmpadas para piscinas, e o projeto deve abranger essa variedade.

A estrutura do tanque já deve ser projetada considerando as instalações elétricas para a iluminação da piscina, que devem ser resistentes à umidade do local e impermeáveis. A iluminação externa é um fator de segurança e também precisa estar contemplada no projeto de piscina.

Harmonização da área externa com o restante da casa

Toda casa deve ser um conjunto de áreas harmoniosas. Com a piscina, não seria diferente.

Procure tornar este ambiente em um local que combine o estilo de construção da casa com o da piscina. Além disso, tenha um foco para o projeto: a piscina será mais para descanso ou diversão?

Essas respostas podem ajudar você a tornar o ambiente mais harmonioso com o resto da casa e facilitar em outros pontos, como decoração.

Projeto que valoriza o imóvel

Por fim, ao desenvolver o projeto de piscina, procure fazê-la valorizar o imóvel.

É comum que piscinas agreguem valor às casas ou apartamentos, mas com um ambiente harmonioso, com decoração de ponta, paisagismo e um estilo bem definido (e moderno), essa métrica pode ser ainda maior!

Casa de máquinas

Um projeto de piscina funcional também precisa incluir o local que abriga o filtro e a motobomba, chamado casa de máquinas. Ela é responsável por todo o funcionamento da piscina, e contém equipamentos que, se manuseados de forma errônea, podem danificar todo o sistema hidráulico, e por conta disto deve ter seu acesso restrito para os banhistas.

Uma casa de máquinas bem projetada também é essencial para o funcionamento, a organização e a limpeza da piscina. Quando ela é instalada da maneira incorreta, pode acarretar vários problemas.

Sistema de filtração

Ao elaborar um projeto de piscina, é importante projetar um sistema eficiente de filtração e de purificação da água. Ele deve contar com um bom sistema de circulação e com um tanque de compensação de volume adequado.

Um bom projeto de piscina obrigatoriamente inclui uma motobomba de capacidade adequada para o tamanho do tanque e um filtro eficaz. Caso haja dificuldade para calcular o volume da piscina e encontrar os equipamentos ideais, é só usar o aplicativo de dimensionamento de piscinas da Nautilus, que é gratuito e simples de usar.

O sistema de filtração também deve incluir um skimmer, aquela espécie de caixa/abertura instalada na parede da piscina para ajudar na retenção de impurezas. É importante que o nível da água esteja a uns 15 centímetros da borda.

Outro ponto fundamental é definir previamente quais ralos e canos levarão a água do tanque ao filtro e, após a filtração, farão com que ela retorne limpa para a piscina. Esse cuidado garante que o projeto de piscina tenha a estrutura correta, sem riscos à segurança.

Inclusive, é imprescindível instalar também os ralos antiaprisionamento. Eles evitam que cabelos e outras partes do corpo sejam sugados pelo ralo e fiquem presos.

Quais as principais normas que um projeto de piscina deve seguir?

Um projeto de piscina deve seguir as normas ABNT referentes à construção e à instalação de piscinas, bem como à segurança em seu uso. Algumas das normas técnicas mais relevantes para o projeto são:

  • NBR 10339 de 2018: define os parâmetros para a realização do projeto, da construção e da instalação de qualquer tipo de piscina, bem como as medidas de segurança.
  • NBR 16675 de 2018: estipula requisitos mínimos de qualidade para os laminados plásticos flexíveis de PVC usados em revestimentos de piscinas;
  • NBR 10818 de 2016: define os requisitos mínimos de qualidade para a água da piscina;
  • NBR ISO 105-E03 de 2011: estabelece o método usado para determinar a resistência da cor de tecidos à ação do cloro ativo usado na desinfecção da água;
  • NBR 16072 de 2012: estipula os parâmetros de qualidade para a argamassa impermeável usada nas fundações, cortinas, subsolos, reservatórios, piscinas enterradas sob o solo, poços e outras estruturas do projeto.

Conte com a Nautilus para tirar seu projeto de piscina do papel

Um projeto de piscina perfeito é uma junção de vários fatores e decisões. No entanto, com foco definido, é possível criar algo único, que surpreenda e orgulhe os clientes! Portanto, não deixe de seguir as dicas deste post.

Após ter em mãos o projeto de piscina, o passo seguinte, é adquirir equipamentos e acessórios de qualidade, assim como os produtos mais eficientes para manter a piscina limpa e a água purificada. Para isso, você pode contar com a Nautilus.

A Nautilus oferece uma linha completa de produtos de tratamento, automação, limpeza e manutenção de piscinas. Quer conhecer? Visite o nosso site e encontre as melhores opções para os cuidados com a piscina.

 

Recomendado para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nautilus © Todos os direitos reservados.
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram