Como usar o WhatsApp para se relacionar com os seus clientes

Postado em: 26/11/2018 às 8:00

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Sem dúvida nenhuma, o WhatsApp é o aplicativo mais popular no Brasil. O app está presente na palma da mão de milhões de brasileiros e já não serve só para se comunicar com amigos e familiares. Hoje, usar o WhatsApp para negócios é uma das maiores oportunidades de quem quer vender mais e se relacionar bem com seus clientes.

O próprio WhatsApp, que faz parte do mesmo grupo que controla o Facebook, já oficializou o potencial do aplicativo para as empresas e lojas. Com a versão do WhatsApp Business, voltada exclusivamente para dinâmicas profissionais, é possível transformar o seu celular em um canal poderoso de vendas, relacionamento e fidelização de consumidores.

Quer saber como ele pode ajudar no melhor relacionamento com seus clientes?

Continue lendo para entender por que e como você pode usar o Whatsapp para sua revenda!

Por que usar o WhatsApp para negócios

Sem dúvida alguma, o WhatsApp é o aplicativo mais popular no Brasil. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Opinion Box, o app está presente em 97% dos smartphones brasileiros. Com um número tão expressivo é importante considerar a utilização do aplicativo em estratégias de marketing e vendas.

O WhatsApp também representa um canal direto de comunicação, em que é possível alcançar os mais diversos tipos de público o tempo todo e em qualquer lugar. Na mesma pesquisa divulgada sobre o WhatsApp e apps de mensagens no Brasil, uma notícia melhor ainda para validar a estratégia para empresas: 75% dos usuários declaram que gostariam de se comunicar com marcas e empresas através do aplicativo.

Também vale ressaltar que qualquer empresa e loja pode usar o WhatsApp para negócios. A ferramenta é tão popular que podemos dizer que qualquer público a utiliza e valoriza sua praticidade. Se você tem uma loja de piscinas, pode ficar tranquilo que seu cliente certamente deve conhecer e usar o WhatsApp no dia-a-dia. Portanto, cabe a você utilizar o canal e os vários formatos de conteúdo que ele oferece para criar um relacionamento de sucesso com o consumidor.

Por fim, o uso do WhatsApp para negócios já foi reconhecido até pelos donos do app – tanto que resultaram em uma versão própria para empresas, o WhatsApp Business.

WhatsApp Business: como usar para vender e se relacionar

O WhatsApp Business é a versão do aplicativo voltada exclusivamente para empresas se relacionarem com seus consumidores. Lançado no início deste ano, o Business pode ser baixado para dispositivos Android e iOs gratuitamente.

Criar uma conta no WhatsApp Business é fácil e rápido. Qualquer empreendedor pode baixar o aplicativo e configurar o celular ou até mesmo o telefone fixo da sua empresa na conta do WhatsApp Business. Em seguida, você precisa passar por algumas etapas de segurança, e preencher um perfil mais completo. No app é possível estabelecer o horário de funcionamento, criar mensagens de resposta automática e preencher demais dados de contato da empresa.

Em seguida, você já pode usar o app para disparar mensagens e conversar com seus clientes. Por lá, algumas dicas de como aproveitar os benefícios do aplicativo são:

  • Usar o aplicativo para esclarecer dúvidas, ouvir feedbacks e como um verdadeiro SAC para o cliente da sua loja. Disponibilize o número no site da empresa para estabelecer um canal direto e prático com o público;
  • Disparar mensagens com promoções e novidades para os seus clientes ou demais consumidores que forneçam seu telefone para receber conteúdos seus. Esses disparos podem ser feitos por listas de transmissão, uma maneira fácil de enviar mensagens de texto, imagem ou vídeo para muitas pessoas ao mesmo tempo (e individualmente);
  • Utilizar o WhatsApp para negócios significa também fidelizar os clientes que você já tem. Depois de uma primeira compra na sua loja, peça dados de contato e utilize-os a seu favor. Respeitando a privacidade do cliente, converse com ele após a primeira compra para entender se seu produto atendeu às expectativas e se o deixou satisfeito. Preocupe-se em ouvir o que seu cliente tem a dizer para saber onde está acertando. Além disso, você poderá aproveitar para oferecer produtos complementares àqueles que ele já comprou, através do canal mais direto e pessoal possível.

Fidelização de clientes é uma estratégia fantástica para garantir mais vendas e manter os clientes cada vez mais satisfeitos e felizes – e comprando mais! Para saber tudo o que você precisa sobre o assunto, confira nosso whitepaper gratuito sobre como fidelizar o cliente da sua loja de piscinas.

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