logo

Como fazer a manutenção de piscina no outono

Um dos maiores problemas que donos de piscina encontram é a queda frequente de folhas durante o outono. Após caírem na água, as folhas representam impurezas que podem prejudicar sua saúde e a saúde de sua família. Por isso, é bom manter o tratamento da piscina como prioridade.

Mas nós não controlamos a natureza, certo? Então como passar por esses obstáculos? É mais fácil do que você imagina. Por isso, neste texto veremos 6 dicas e cuidados que você deve ter com sua piscina no outono.

1. Pode as árvores

Essa dica pode solucionar boa parte das suas dificuldades com a limpeza da piscina no outono. Podar as árvores, além de servir para manter a boa aparência dos ornamentos em seu quintal, serve para livrar a água das folhas e impurezas que caem.

Por isso, recomendamos que você realize a poda antes que o outono se inicie.

Mas essa não é a única solução para o problema das folhas. Vamos ver mais duas dicas:

2. Use uma capa de proteção

As árvores, podadas ou não, continuarão soltando folhas no outono. Elas também atraem passarinhos e insetos, sendo muito comum encontrar penas e outras sujidades na água. Portanto, uma medida prática é utilizar uma capa de proteção.

Essa capa, colocada por cima da piscina, evitará que as folhas entrem em contato com a água, bastando que você limpe a capa diariamente ou quando for usar a piscina. Isso facilita seu trabalho e mantém a piscina livre de impurezas.

Mas lembre-se que, por segurança, capas de proteção só podem ser colocadas em piscinas que forem cercadas. De qualquer forma, é fundamental que crianças só tenham acesso à piscina acompanhadas por adultos responsáveis.

3. Retire folhas e impurezas da piscina

A forma mais tradicional de tirar folhas é usando as peneiras clássicas. Visto que as folhas que caem das árvores ficam na superfície, basta que você utilize a peneira diariamente, ou sempre que possível, para retirá-las e manter a piscina limpa.

Mas muitos acham essa tarefa trabalhosa demais. Isso porque a piscina não precisa ficar livre apenas das folhas, mas também da poeira que se acumula ao fundo da piscina. E essas sujeiras são retiradas com a aspiração, que também exige certo esforço.

É por isso que, para facilitar sua vida realizando as duas tarefas de uma vez, existe o equipamento Catafolhas Nautilus. Esse dispositivo retira as folhas durante a aspiração da piscina e é bem simples de usar, tornando a limpeza mais prática.

4. Mantenha pH e alcalinidade equilibrados

Folhas e sujeiras desequilibram o pH e a alcalinidade da água. Já que no outono o contato da piscina com essas impurezas costuma ser maior, é bom ficar atento a esses fatores e medi-los com frequência.

Use um Kit Teste de Medição para ver em quanto está o pH e a alcalinidade da água. O ideal é que o pH esteja entre 7,2 e 7,6. Já a alcalinidade total deve ser de cerca de 80 a 120 ppm.

5. Sempre utilize o cloro na medida certa

A água da piscina deve sempre estar pronta para o uso, independente da época do ano, por isso é importante ter atenção ao tratamento da piscina. Com o cloro na quantidade certa, as folhas que caírem na água serão oxidadas o mais rápido possível; ou seja, você e sua família serão protegidos de quaisquer impurezas ao se divertirem na água.

O ideal é que a quantidade de cloro esteja entre 1 e 3 ppm. Deixá-la acima de 2 ppm serve justamente para dar uma proteção extra na época do outono.

No entanto, sabemos que fazer essa aplicação de cloro regular também exige esforço. Mas saiba que há uma forma de facilitar ainda mais esse tratamento e evitar a agressividade natural do cloro puro para a pele e para a saúde humana.

O equipamento EasyClor faz a aplicação de cloro de forma automática. Dessa forma, você pode manter a piscina sempre tratada com a quantidade certa de cloro, sem precisar se preocupar.

6. Aqueça a água

Visto que na maior parte do Brasil os dias frios começam a ser mais frequentes no outono, uma boa ideia é aquecer a piscina. Mantê-la aquecida é ótimo porque, muito além de ser agradável, faz bem para sua saúde e para a saúde dos que desfrutam a piscina contigo.

Para manter a temperatura ideal, basta ter a bomba de calor Aquahot Plus, que faz isso de forma prática e automática, sendo o mais seguro do mercado.

Seguindo as 6 dicas de manutenção de piscina no outono, temos certeza que você terá excelentes momentos de lazer em sua piscina nessa estação do ano, com a família, com os amigos ou até mesmo sozinho.

Gostou das dicas? Assine nossa newsletter para receber mais atualizações e dicas práticas!

Últimos posts

Assine nossa Newsletter

Posts mais lidos

Recomendado para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nautilus © Todos os direitos reservados.
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram