logo

Como construir piscinas com segurança (Inmetro)

Verão e piscina são sinônimos de alegria e diversão, principalmente para as crianças, mas alguns cuidados devem ser tomados para que não haja acidentes graves causados por dimensionamento incorreto dos equipamentos da piscina.

A NBR 10.339 da ABNT, é uma norma técnica vigente, que regulamenta as especificações para o dimensionamento dos equipamentos, dispositivos e tubulações para a instalação das piscinas foi criada visando resguardar a integridade dos banhistas. Ela determina as velocidades máximas admissíveis da água nas tubulações, a quantidade de ralos de fundo, de dispositivos de retorno e de aspiração. Itens esses que impactam diretamente na segurança dos usuários da piscina, pois em casos de instalações incorretas podem causar acidentes graves em consequência do poder de sucção elevado, por exemplo. Além disso, a norma dita que toda a água da piscina deve passar pelo filtro em um tempo determinado, considerando a classificação pelo uso das piscinas, que podem ser privativas ou coletivas e também de acordo com a sua profundidade.

Para um melhor entendimento da importância da instalação dos dispositivos e dos equipamentos em conformidade com a norma, vale ressaltar o caso dos ralos de fundo, que devem sempre ser instalados na quantidade mínima de dois, para que, quando um deles for obstruído, o outro possa equilibrar a sucção, evitando que o banhista fique preso na grade desses dispositivos conectados à tubulação.

A Nautilus é uma empresa brasileira e uma referência em fabricação de equipamentos para piscinas, disponibiliza ao mercado uma ampla linha de dispositivos e acessórios, que proporcionam uma solução completa de cuidado para piscina, desde equipamentos que compõe a construção, como também o uso e a manutenção.

A marca oferece dispositivos de retorno, de hidromassagem, de aspiração, ralos de fundo, ralo quebra-ondas, grades de fundo, drenos de fundo antiturbilhão, dentre outros. As peças estão disponíveis em latão para piscinas de concreto e em plástico ABS para as piscinas de vinil e concreto.

A Nautilus conta com diversos acessórios para a limpeza física da piscina, como aspiradores de fundo, escovas, peneiras, esponjas, etc. Além de itens para o tratamento químico da água, como os cloradores que são abastecidos com pastilhas de cloro, disponíveis em duas versões de funcionamento: flutuantes ou fixo na tubulação. Eles garantem a cloração contínua durante a filtração, eliminando a aplicação manual de produtos na água.

Últimos posts

Assine nossa Newsletter

Posts mais lidos

Recomendado para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nautilus © Todos os direitos reservados.
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram