logo

6 nadadoras que foram exemplos para o mundo

Por muitos anos, mulheres ao redor do mundo precisaram conviver com um pensamento machista que as impedia de fazer aquilo que amavam. A máxima “esporte não é coisa de mulher” vigorou por bastante tempo.

No passado, não havia espaço para nadadoras, pois acreditava-se que as mulheres ficariam masculinizadas com a prática do esporte. Felizmente, isso mudou e, hoje, as mulheres estão colorindo as competições e conquistando os pódios com força, superação e garra!

No dia 08 de março, celebramos o Dia Internacional da Mulher e, para homenageá-las, elencamos algumas das nadadoras que foram exemplos para o mundo do esporte, protagonistas na luta feminina e que continuam inspirando outros atletas e pessoas de outras áreas. Confira.

1. Maria Emaa Hulda Lenk

Quando pensamos em exemplos de nadadoras, um dos nomes que vêm instintivamente à mente é o de Maria Lenk. Ela foi a primeira sul-americana a participar de uma Olimpíada, em 1932, quando a paulista tinha apenas 17 anos. Apesar de não chegar ao pódio, esse feito é um marco na história das nadadoras.

Além disso, Maria foi a primeira nadadora a estabelecer um recorde mundial e uma das pioneiras no nado borboleta moderno, sendo a primeira mulher a executá-lo nos Jogos Olímpicos.

Ela é a única brasileira que entrou para o International Swimming Hall of Fame em Fort Lauderdale na Flórida.

A primeira “Madame Butterfly” seguiu dando um show: viveu até os 92 anos, e praticando natação até seus últimos dias. Que exemplo de força e saúde!

2. Joanna Albuquerque Maranhão Bezerra de Mello

Maranhão se tornou um fenômeno das piscinas e um dos principais nomes na história do esporte brasileiro. Ela é recordista e campeã sul-americana, destacando-se pela habilidade de competir em provas de diferentes estilos, sempre com muita garra e talento.

Considerada por muitos a melhor nadadora brasileira de todos os tempos, Joanna tem uma personalidade forte e é bastante competitiva.

A nadadora usa o esporte para aumentar a representatividade das mulheres.

3. Simone Manuel

Simone é a primeira nadadora negra a ganhar uma final individual nos Jogos Olímpicos, sendo um grande exemplo para todos que desejam conquistar maior diversidade no esporte.

A estadunidense torce para que a sua vitória seja compartilhada com todos os afro-americanos, que foram fonte da sua inspiração, e deseja que sirva como modelo para todos aqueles que sonham em fazer história no esporte.

4. Dara Torres

A norte-americana mostrou para o mundo que idade é só um número – não por acaso, esse é o título de um de seus livros! Torres se tornou a nadadora mais velha a subir no pódio, feito conquistado em 2000, em Sydney, quando tinha 41 anos.

E sabe a motivação para essa conquista? A nadadora já estava aposentada, mas queria que a filha tivesse a oportunidade de vê-la em ação. E o resultado? Três pratas e um exemplo de superação não apenas para a filha, mas para o mundo todo!

5. Yusra Mardin

A nadadora olímpica e refugiada síria é uma grande inspiração para o mundo. Ela é extremamente ativa e engajada com a causa de refugiados que precisam reconstruir suas vidas em outras comunidades.

Yusra salvou a vida de 17 pessoas nadando, enquanto fugia da guerra na Síria em um barco com o triplo da capacidade máxima de tripulação. Durante mais de três horas, ela e a irmã puxaram o barco até a costa da Grécia.

Em 2016, ao participar dos Jogos Rio 2016, enviou uma mensagem de esperança para todos os refugiados do mundo. Ela é um grande exemplo e segue espalhando o sonho como Embaixadora da Boa Vontade do ACNUR.

6. Mieko Nagaoka fecha nossa lista de nadadoras que inspiram dentro e fora das piscinas

Ela pode não ser mundialmente famosa, mas é testemunha viva de 22 Jogos Olímpicos e um exemplo de superação, vivacidade e amor pela piscina.

Aos 103 anos, Mieko Nagaoka começou a nadar fazendo terapia, quando tinha 82, e nunca deixou a paixão de lado. Em 2015, ela se tornou a primeira pessoa com mais de 100 anos a disputar uma prova de 1500 metros. Uma inspiração para todos.

Existem muitas histórias de nadadoras que são grandes exemplos. Sarah Durak, Katinka Hosszú, Katie Ledecky, Teri McKeever, Dana Vollmer, entre outras. No dia 08 de março, não se esqueça de pesquisar suas histórias e, também, de parabenizar aquelas que inspiram a todos com seus exemplos de superação: as mulheres!

E você, já conhecia essas nadadoras? Conhece alguém que ficou de fora da lista? Deixe um comentário e até a próxima!

[widget id="media_image-6"]

Recomendado para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nautilus © Todos os direitos reservados.
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram