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5 dicas para fazer a gestão de estoque da sua loja de equipamentos para piscinas

O gerenciamento de estoque é uma parte crucial da lucratividade de uma loja, mas a verdade é que muitos lojistas ainda não a praticam ou não fazem uma boa gestão.

Para certificar o bom funcionamento do seu negócio e clientes mais satisfeitos, vamos falar agora sobre como fazer gestão de estoque corretamente. Confira!

Por que fazer gestão de estoque

O primeiro ponto da gestão de estoque é garantir que nunca falte nada. Os clientes da sua loja podem ficar bastante frustrados quando os itens que estão procurando não estão disponíveis na prateleira ou no site. No mínimo alguns desses clientes irão para outro lugar para procurar o item que está em falta e, dessa forma, pode ser que esses consumidores frustrados nunca mais voltem.

Por outro lado, ter estoque demais também não é vantagem. O estoque excessivo não apenas compromete o valioso fluxo de caixa, mas também custa mais para armazenar e rastrear.

A resposta para o gerenciamento eficaz de estoques está entre esses dois extremos. Embora exija mais trabalho e planejamento para alcançar um processo de gerenciamento eficiente, seus lucros refletirão seu esforço.

Vamos ver as principais dicas de como fazer gestão de estoque corretamente na sua loja de piscinas?

Como fazer gestão de estoque: dicas práticas

1. Centralize a informação

Quando falamos de como fazer gestão de estoque, falamos basicamente da organização física e bem acompanhada dos itens da loja. Além disso, porém, é preciso organizar também a informação.

Os responsáveis pelo estoque devem ter total controle sobre os itens, sua disposição, disponibilidade e logística. Para que esse trabalho seja bem feito, as informações devem ser bem guardadas, seguras, mas ao mesmo tempo acessíveis caso seja necessário consultá-las para gerenciar melhor o estoque.

2. Faça balanços periódicos

Fazer um balanço do seu estoque vai ajudar a projetar o futuro da sua loja com muito mais facilidade. Esse é um ponto importante de como fazer gestão de estoque, pois fornece a visão correta da situação atual e ajuda a preparar para o que está por vir.

Algumas empresas fazem uma contagem mais minuciosa uma vez por ano. Outros fazem verificações mensais, semanais ou diárias de seus itens mais populares e dos itens vendidos. Independentemente de como você costuma proceder, faça questão de contar fisicamente seu inventário regularmente para garantir que ele corresponda ao que você acha que tem.

3. Priorize e faça a regra dos 80/20

Como regra geral, 80% de seus lucros são fruto de 20% dos seus produtos. Faça com que a gestão de estoque desses itens seja uma prioridade. Entenda completamente o ciclo de vida de vendas desses itens, incluindo quantos você vende em uma semana ou um mês e monitore-os de perto.

Esses são os itens que fazem mais dinheiro para você, então fique de olho para acompanhar e acione os fornecedores antes que eles comecem a fazer falta.

4. Acompanhe as vendas constantemente

Você deve estar sempre ciente de quais itens são vendidos, quantos foram e atualizar constantemente os totais de estoque. Mais ainda, você precisará analisar esses dados. Você sabe quando certos itens vendem mais rápido ou caem? É sazonal? Existe um dia específico da semana ou época do ano em que você vende determinados itens? Alguns itens quase sempre vendem juntos?

Compreender não apenas seus totais de vendas, mas a visão mais ampla de como as coisas são, é importante para manter o estoque sob controle o tempo todo.

5. Use a tecnologia a seu favor

A tecnologia tem potencial para melhorar cada aspecto de um negócio. Com o surgimento de cada vez mais ferramentas digitais, as inovações tecnológicas estão cada vez mais acessíveis e podem ser usadas até por negócios menores, de qualquer segmento.

No caso de como fazer gestão de estoque, não é diferente. Existe uma série de softwares e ferramentas digitais que ajudam a realizar a gestão correta do seu inventário. Por isso, uma dica para os lojistas é pesquisar o que há no mercado para ajudar nessa função.

As ferramentas digitais não precisam custar caro e podem fazer muito para facilitar o acompanhamento do estoque de perto e sem erros.

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