5 benefícios da natação

Postado em: 02/04/2018 às 9:32

Praticar uma atividade física é fundamental para que se tenha uma melhor qualidade de vida. No entanto, é importante encontrar aquela que mais se encaixe em suas necessidades e condicionamento físico, de forma que você possa praticá-la com frequência.

Dentre tantas opções, a natação é vista como um esporte completo, que auxilia na movimentação de todo o corpo, trazendo diversos benefícios para a sua saúde. Além disso, trata-se de um esporte de baixo impacto, o que evita lesões e fraturas, sendo, por isso, o mais indicado para quem está começando uma atividade física.

Portanto, essa é uma prática bastante prazerosa, e que pode ser útil para evitar doenças, ajudando, ainda, a combater o sedentarismo. A seguir, saiba mais sobre os benefícios da natação.

1. A natação ajuda a prevenir as doenças do coração

Entre os principais benefícios da natação, podemos destacar que a prática auxilia no fortalecimento do coração, auxiliando na prevenção às doenças cardiovasculares e melhorando, também, o seu condicionamento físico geral.

Com o fortalecimento, o coração acaba aumentando a sua capacidade de bombear sangue, melhorando a circulação sanguínea, devido à pressão da água.

Os movimentos corporais de braços, pernas e tronco, associados ao trabalho respiratório na água, fortalecem a musculatura cardíaca, eliminando a gordura existente ao redor do coração, tornando esse órgão vital mais forte.

2. A queima de gordura também está entre os benefícios da natação

Quem tem o objetivo de perder peso também pode encontrar na natação uma forma saudável de fazer as pazes com a balança. A natação é considerada uma atividade aeróbica, sendo um excelente exercício para queimar aqueles quilinhos extras.

No entanto, para isso, é necessário realizar treinos frequentes, com intensidade moderada. O bom é que se você é uma pessoa que tende a não gostar de exercícios monótonos, a natação é a opção ideal para o seu perfil!

3. A natação auxilia a retardar o envelhecimento

Outro dos benefícios da natação é que ela desacelera o envelhecimento, já que as braçadas frequentes na piscina podem ajudar a melhorar a capacidade circulatória e cardiorrespiratória, desenvolver os músculos, dar mais flexibilidade e resistência, acelerar o raciocínio, recuperar movimentos, o equilíbrio e a coordenação motora.

Outro benefício é que o exercício ajuda a controlar os níveis de açúcar e colesterol no sangue. Assim, o envelhecimento precoce acaba sendo prevenido de maneira mais eficaz.

Além disso, a natação serve para estimular os ossos a se renovarem, combatendo perdas e consequentes fraturas, sendo ideal para todas as idades, e possibilitando que se tenha uma melhor qualidade de vida.

4. A prática da natação auxilia no aumento da flexibilidade

Um ponto super positivo da natação é que ela irá alongar os músculos do seu corpo, fazendo com que você tenha um aumento significativo na flexibilidade, contribuindo para melhorar os grupos musculares.

De maneira geral, esse alongamento ajuda a aumentar a sua flexibilidade, que é essencial para a saúde das articulações e para reduzir o risco de doenças ósseas, como a artrite.

5. Esse esporte auxilia no aumento da autoestima e do bem-estar

Os benefícios da natação não ficam apenas na parte física. O emocional também se desenvolve com a prática da natação, pois ela ajuda na melhora da autoestima e autoimagem, além de contribuir para gerar uma sensação de prazer e bem-estar.

Isso sem falar que nadar libera a sensação de independência, segurança e liberdade, resultando em um relaxamento mental. Assim, você passa a se sentir bem física e emocionalmente.

E você, já conhecia os benefícios da natação? Conhece mais algum que ficou de fora dessa lista? Deixe sua mensagem nos comentários e até a próxima!

Comentários