logo

Conheça 8 benefícios da natação

Praticar atividades físicas é fundamental para a melhoria da qualidade de vida. Para isso, é importante encontrar aquela que mais se encaixe em suas necessidades e condicionamento físico. A natação é um esporte completo, prazeroso, de baixo impacto e muitas vantagens para os praticantes. Conheça 8 benefícios da natação para o corpo e a mente!

A importância da natação como uma atividade para todas as idades

Os benefícios da natação se estendem a indivíduos de qualquer faixa etária, dos bebês aprendendo a nadar até os idosos preocupados em fortalecer o corpo e se manterem ativos.

Para as crianças, a natação ajuda a fortalecer o cérebro, estimular o aprendizado, incentivar a socialização e melhorar a postura. Além disso, funciona como um tratamento complementar para doenças muito comuns na infância, como bronquite, rinite e outros problemas respiratórios.

Já para os idosos, os benefícios da natação vão ainda além. A atividade atua na memória, na cognição e no fortalecimento dos músculos, algo essencial na terceira idade. Além disso, traz inúmeros benefícios cardiovasculares e colabora para a manutenção da saúde mental.

Benefícios da natação para o seu corpo

Nadar é benéfico por diversos motivos. Além de ser uma forma divertida e agradável de combater o sedentarismo e se movimentar mais, a atividade ajuda a prevenir doenças e a manter a forma. Confira os maiores benefícios da natação para o corpo dos banhistas:

Previne doenças do coração

Entre os principais benefícios da natação, podemos destacar que a prática auxilia no fortalecimento do coração, auxiliando na prevenção às doenças cardiovasculares e melhorando, também, o seu condicionamento físico geral.

Com o fortalecimento, o coração acaba aumentando a sua capacidade de bombear sangue, melhorando a circulação sanguínea, devido à pressão da água.

Os movimentos corporais de braços, pernas e tronco, associados ao trabalho respiratório na água, fortalecem a musculatura cardíaca, eliminando a gordura existente ao redor do coração, tornando esse órgão vital mais forte.

Ajuda na queima de gordura

Quem tem o objetivo de perder peso também pode encontrar na natação uma forma saudável de fazer as pazes com a balança. A natação é considerada uma atividade aeróbica, sendo um excelente exercício para queimar aqueles quilinhos extras.

No entanto, para isso, é necessário realizar treinos frequentes, com intensidade moderada. O bom é que se você é uma pessoa que tende a não gostar de exercícios monótonos, a natação é a opção ideal para o seu perfil!

Auxilia a retardar o envelhecimento

Outro dos benefícios da natação é que ela desacelera o envelhecimento, já que as braçadas frequentes na piscina podem ajudar a melhorar a capacidade circulatória e cardiorrespiratória, desenvolver os músculos, dar mais flexibilidade e resistência, acelerar o raciocínio, recuperar movimentos, o equilíbrio e a coordenação motora.

Outro benefício é que o exercício ajuda a controlar os níveis de açúcar e colesterol no sangue. Assim, o envelhecimento precoce acaba sendo prevenido de maneira mais eficaz.

Além disso, a natação serve para combater e retardar perdas ósseas, evitando consequentes fraturas. Por ter baixo impacto e não prejudicar a coluna e as articulações, a atividade é ideal para todas as idades.

Auxilia no aumento da flexibilidade

Um ponto super positivo da natação é que ela ajuda a alongar os músculos do corpo, levando a um aumento significativo na flexibilidade e contribuindo para fortalecer os diversos grupos musculares.

De maneira geral, esse alongamento ajuda a aumentar a sua flexibilidade, que é essencial para a saúde das articulações e para reduzir o risco de doenças ósseas, como a artrite.

Benefícios da natação para a sua mente

Mas nem só de corpore sano (corpo saudável) é feita a natação: há também a parte de mens sana, ou mente sã! Confira os principais benefícios da natação para a saúde mental e o bem-estar dos praticantes:

Aumenta a autoestima e o bem-estar

Os benefícios da natação não ficam apenas na parte física. O emocional também se desenvolve com a prática da natação, pois ela ajuda na melhora da autoestima e autoimagem, além de contribuir para gerar uma sensação de prazer e bem-estar.

Isso sem falar que nadar libera a sensação de independência, segurança e liberdade, resultando em um relaxamento mental. Assim, você passa a se sentir bem física e emocionalmente.

Relaxa a mente

Quer exercício melhor do que a natação para relaxar a mente, aliviar o estresse e se acalmar após um dia cheio? Dar uns mergulhos e umas braçadas vigorosas na piscina é ótimo para a saúde mental e ajuda até mesmo na redução da ansiedade. Em tempos de burnout, a atividade pode ser uma excelente aliada!

Melhora a memória

Estudos recentes apontam que a natação tem também benefícios cognitivos, contribuindo para a sobrevida dos neurônios e diminuindo o impacto cognitivo que o envelhecimento causa nas pessoas.  

Além disso, há evidências de que a atividade tem o potencial de melhorar a memória de curto e de médio prazo! A expectativa é de que a atividade possa ajudar até mesmo a reparar danos causados por patologias neurológicas ou psiquiátricas no futuro.

Melhora o humor

Além de todos os aspectos já abordados, a natação é uma atividade extremamente prazerosa. Seja nadando só, para relaxar, seja socializando na piscina, o fato é que bastam alguns mergulhos para renovar o humor.

E existe uma explicação científica para isso! Exercícios aeróbicos, como no caso da natação, ajudam a liberar serotonina, um neurotransmissor que melhora o humor dos indivíduos e atua contra a ansiedade e até mesmo a depressão.  

Além disso, a atividade aumenta o fluxo sanguíneo e, consequentemente, libera endorfinas no corpo, e esses hormônios causam uma intensa sensação de euforia nos nadadores.

Aproveite os benefícios da natação com os produtos da Nautilus

Para usufruir de todos os benefícios da natação que listamos neste artigo, é preciso que a limpeza da piscina e o tratamento químico da água estejam em dia. Se você tem piscina em casa e quer cuidar bem dela, não deixe de conhecer os produtos, acessórios e equipamentos da Nautilus. Em nosso site, você encontra tudo de que precisa para manter a piscina sempre pronta para um mergulho!

Conheça também o nosso aplicativo de dimensionamento de piscinas, o Nautilus Dimensiona. Com ele, é fácil calcular o volume do tanque e encontrar os produtos e acessórios ideais. Baixe agora o app, é grátis! 

 

Recomendado para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nautilus © Todos os direitos reservados.
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram