logo

Por que você deveria investir no mix de produtos da sua loja de piscina?

Considerando a satisfação dos clientes, tão importante quanto o atendimento realizado é o mix de produtos que é oferecido. As lojas de piscina que possuem um estoque muito limitado podem perder volume de vendas e clientes, que acabarão buscando na concorrência por esses itens que não são ofertados.

Por mais que você tenha o “faro” aguçado, confiar na sua intuição ou no passado na hora de definir quais produtos você venderá nem sempre é a melhor alternativa.

No post de hoje, falaremos sobre a importância de investir no mix de produtos da sua loja de piscina. Continue acompanhando e saiba mais!

Por que você deveria investir no mix de produtos da sua loja de piscina?

Aumente sua lucratividade!

Ao abrir o seu leque de opções, seus clientes terão maior variedade de produtos à disposição. Dessa maneira, além de comprarem o necessário, poderão lembrar-se de algo que precisam ou acabar comprando simplesmente pelo fato de que está disponível, por impulso.

Assim, você poderá fazer cross selling (venda cruzada de produtos complementares), aumentando o lucro da sua loja de piscina e a satisfação de seus clientes.

Vendas garantidas mesmo com a sazonalidade!

Oferecer um bom mix de produtos é uma excelente forma de incrementar suas vendas e reter clientes durante o verão e as outras estações do ano. Isso porque, ao investir em um estoque diversificado, você será capaz de atender às necessidades dos consumidores por meio de itens complementares, como ferramentas utilizadas para a manutenção de piscinas junto com os produtos químicos, por exemplo.

Seus clientes não precisarão percorrer diversas lojas para adquirirem tudo o que precisam, centralizando suas compras em seu estabelecimento. Você irá se destacar dos concorrentes e seus clientes ficarão muito mais felizes ao economizar tempo. Dessa forma você irá atrair mais clientes e aumentar as chances de fidelização.

Fuja da crise!

De acordo com pesquisa realizada pelo Sebrae, ampliar o mix de produtos é uma das estratégias recorrentes em pequenos negócios para que lojistas fujam da crise. Isso porque, com mais opções de produtos sua loja poderá atrair novos clientes e vender mais para quem já está fidelizado por seu negócio.

Utilize ferramentas que possam auxiliar a ter um mix de produtos vencedor

Na hora de investir em um bom mix de produtos, é importante criar estratégias para gerenciar o portfólio de sua loja com assertividade, priorizando produtos que demandam menor investimento e geram mais vendas e avaliar a viabilidade e a continuidade dos que possuem baixa margem de lucros ou poucas vendas.

Um recurso que pode ajudá-lo a definir quais produtos têm um bom potencial de vendas e valem o investimento, é a Matriz BCG, que indica fatores referentes à vantagem competitiva em relação aos seus concorrentes.

Para fazer a análise, você deve classificar seus produtos dentro de quatro categorias, a saber:

  1. Ponto de interrogação: são aqueles produtos que ainda são incertos, que constituem apostas da empresa e exigem um investimento elevado.
  2. Estrela: produtos que geram muito lucro, mas que necessitam de um investimento alto, eles são líderes de mercado.
  3. Vaca leiteira: são os produtos ideais, pois geram lucro e não exigem grande divulgação, já que sua qualidade e reputação já estão consagradas.
  4. Abacaxi/vira-latas: itens com margem de lucro ruim, que você deve considerar eliminar do seu catálogo, pois não trazem bons resultados para o seu negócio.

De acordo com a Associação Nacional dos Fabricantes Construtores de Piscinas e Produtos Afins (ANAPP), o Brasil é o segundo colocado no ranking dos países com o maior número de piscinas no mundo (1,5 milhão).

Assim, sua loja conta com um bom mercado em potencial, entretanto é preciso estar sempre atento para mantê-la atualizada com as necessidades de seus clientes e com as novidades e inovações do mercado. Avalie de modo constante o mix de produtos de sua loja, veja quais produtos podem ser incorporados ao seu portfólio para gerar mais negócios e aumentar seu potencial de atrair novos clientes e fidelizá-los.

E então, pronto para investir no mix de produtos de sua loja? Agora, aproveite para conhecer as inovadoras soluções da Nautilus que podem compor o mix de sua loja. Se você ficou com alguma dúvida, entre em contato, deixe seu comentário!
[widget id="media_image-13"]

Recomendado para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nautilus © Todos os direitos reservados.
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram